quarta-feira, 29 de julho de 2020

Exemplos populares de Educação Ambiental são reunidos em livro


A participação popular em causas de conservação ambiental ganha enfoque no lançamento do novo livro do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan). A publicação, lançada nesta quinta (30), às 15h, em live no Instagram @cepan.ong, reúne informações técnicas e relatos de populares que foram capacitados em Educação Ambiental e conseguiram se engajar em prol do meio ambiente.



Mostrando que proteger a natureza não é apenas coisas de especialista, o livro mostra como 150 pessoas, entre educadores, ativistas, líderes comunitários e até mesmo simples moradores sem expertise alguma no assunto, foram capacitados pelo Cepan em parceria com a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), entrando em contato com conteúdos sobre Educação Ambiental, Conservação da Biodiversidade, Planejamento e Legislação Ambiental, Gestão Participativa, Ética e resolução de conflitos, entre outros.


Como consequência, os agentes populares formados aprenderam a como planejar atividades ambientais, avaliar recursos e impactos, obtendo ferramentas e técnicas para intervir de forma inovadora em 3 Unidades de Conservação (UCs) Ambiental do Estado - o Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada; e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Santa Cruz e Guadalupe, nos litorais norte e sul do Estado, respectivamente.


O resultado foi uma série de melhorias nas UCs. Na Mata da Pimenteira, no Sertão do Pajeú, os agentes formados realizaram melhorias em três trilhas locais. Na APA de Santa Cruz, eles orientaram estabelecimentos e escolas sobre a proteção do Manguezal e das praias. Já na APA de Guadalupe, houve feiras e eventos que inspiraram os locais a desenvolverem uma ONG, o Instituto Ecoeducar, que passou a realizar independentemente limpeza nas praias e atividades socioeducativas.


Embora o período de pandemia não permita desenvolver encontros e ações, o livro é um documento que inspira populares e profissionais a estreitarem laços para conservar a biodiversidade, especialmente em Unidades de Conservação. “Conhecer estas áreas, entender os motivos de sua proteção e como isso afeta direta e indiretamente a vida das populações no seu interior e entorno, traz ao público um sentimento de pertencimento e, como consequência, o desejo de proteger”, ressalta Emanuelle Souza, analista de projetos do Cepan que acompanhou as capacitações desenvolvidas.


LIVE - Para levar essa temática mais próxima do grande público, o Cepan promove nesta quinta (30), às 15h, um bate-papo de lançamento do livro no seu perfil no Instagram (@cepan.ong). Haverá detalhamento dos assuntos tratados no livro, bem como relatos de agentes ambientais participantes nas ações. Participam da live Emanuelle Souza, do Cepan, e ainda Valmir Ramos, do Instituto Ecoeducar (APA de Guadalupe), e Paulo Pessoa, gestor da APA de Santa Cruz e representante da CPRH. O público pode fazer perguntas e entender melhor como pode participar de ações de proteção ambiental.


SERVIÇO:

Live de lançamento do livro “Formação de agentes ambientais no Estado de Pernambuco: O desafio de aproximar as pessoas às Unidades de Conservação”

Quando: quinta-feira, 30 de julho de 2020, às 15h

Onde: Instagram @cepan.ong

Participantes: Emanuelle Souza (analista de projetos do Cepan), Valmir Ramos (agente popular em Educação Ambiental da APA de Guadalupe e integrante do Instituto Ecoeducar) e Paulo Pessoa (CPRH - Gestor da APA de Santa Cruz)

Realização: Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário