O franchising brasileiro acumulou nos últimos 60 anos
uma vasta experiência de sucesso enfrentando de forma resiliente, entre outras
dificuldades, as crises econômicas e a hiperinflação no país, além das
alterações macroeconômicas no cenário internacional, como a colapso deflagrado
em 2008. Na última década, vimos crescer de forma acentuada os fenômenos das
mudanças climáticas e o crescimento da desigualdade social, o surgimento da
multicanalidade, franqueados multimarcas, ampliação da base de marcas
brasileiras atuando no exterior, fusões e aquisições, redução das margens de
lucros e maior tensão nas relações franqueador-franqueados, entre outros
fatores. E, atualmente, a pandemia de COVID-19.
Foi observando e vivenciando essa complexidade do
sistema de franchising que um grupo de "experts" liderados por
Ricardo Young, fundador e presidente da Associação Brasileira de Franchising
(ABF) por três mandatos, decidiu criar o projeto “Franchising - Visão
2020-2030” para conclamar um grupo de fundadores ou principais executivos de
franqueadoras com reconhecida reputação
para se debruçarem sobre os principais temas que poderão impactar os
negócios nos próximos dez anos.
Ancorados na metodologia exclusiva e desenvolvida pela
Culture, Transitions & Integrity (CT&I) que carrega experiências
acumuladas na relação com o autor de "Tsumani - Construindo Organizações
Capazes de Properar em Maremotos", Victor Pinedo, e aplicação da metodologia
no Yázigi, uma das mais longevas franquias brasileiras, entre outras empresas
de diversos setores, o grupo de "experts" conduzirá os workshops
previstos para começar ainda no primeiro semestre. O projeto foi idealizado
pela CT&I em 2019, co-criado com as empresas Novoa Prado Advogados, Kick
Off Consultores Associados e ProFranquias & Negócios até fevereiro de 2020,
e validado no último dia 30 de abril em um evento que contou com a colaboração
de fundadores e principais executivos de franqueadoras de diversos segmentos.
"Queremos encontrar as premissas que nortearão
uma nova geração de negócios sustentáveis em rede, e construir uma visão
robusta e inspiradora para modelarmos o futuro do franchising", destaca
Ricardo Young, também fundador do Instituto Ethos - Empresas e Responsabilidade
Social. "Dar um salto quântico
para o setor e estabelecer bases mais sólidas para tornar as franquias mais
competitivas, estendendo a longevidade dos negócios a partir de processos
claros e efetivos e reduzir custos sistêmicos, deverão ser alguns dos
resultados esperados na conclusão dos trabalhos", acrescenta.
A construção da Visão Franchising 2020-2030, prevista
para ser concluída no próximo mês de setembro, será registrada por meio de um
vídeo documentário e a publicação de um livro para que, além das marcas
participantes, todo setor possa se beneficiar. “Não tínhamos como prever esse
'tsunami’ provocado pela pandemia de COVID-19 e o projeto não foi pensado para
esse momento, mas acreditamos que contribuirá de forma ainda mais efetiva para
a retomada dos negócios e a manutenção do franchising no Brasil como um
expoente no cenário internacional”, opina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário