quarta-feira, 27 de maio de 2020

ÀIYÉ lança clipe de Pulmão filmado em Portugal

Após lançar em Março o primeiro EP, intitulado Gratitrevas (Balaclava Records) o projeto da artista Larissa Conforto, ÀIYÉ, divulga o clipe de Pulmão, depois da mensagem direta e política do primeiro vídeo lançado do disco, O Mito e a Caverna. Realizado em Portugal, país onde Larissa tem raízes ancestrais, o clipe foi dirigido por Marina Abadjieff, artista visual brasileira que está radicada em Lisboa e finalizado por André Morbach. 

Filmado nas regiões do Alentejo e Vale do Tejo, em Portugal, Pulmão foi finalizado quase nove meses depois das filmagens, em meio a pandemia da Covid-19, a artista entende como se não só o vídeo, mas também a música, ganhou uma nova leitura: “Acho que essa música se ressignificou com o momento de agora. Estamos cada vez mais sendo bombardeados com as piores notícias possíveis, e vai faltando energia para lidar com as complexidades da vida em isolamento. Vamos nos enchendo de conteúdo desesperado, e nos esvaziando de emoções que nutrem. São muitos furacões, muita ansiedade, muita instabilidade. Estávamos tão acostumados a viver com a voracidade de informações do mundo globalizado, que desaprendemos a respirar, acalmar, esvaziar. No meio do caos, é preciso redescobrir a simplicidade da vida e o valor das pequenas coisas, tal como a respiração. ‘A vida está no ruído’. É tempo de se reinventar e prestar atenção naquilo que há tempos deixamos de valorizar: um dia de sol, o céu de outono, a brisa do mar, um mergulho, pé na terra. É um outro tempo, o agora. Com menos ponteiros, e mais dilemas”, reflete Larissa. 
Sobre a linguagem do vídeo, Marina conta que explorou referências da videoarte na fluidez da imagem. Já o figurino de franjas é da portuguesa Janis Dellarte e fez parte da instalação-performance Nós Enredamentos, Entretecidos Despojos, que ela apresentou no Jardim Botânico de Lisboa. A peça da artista foi feita com material recolhido da Praia da Comporta, que fica próxima a Praia do Pego, uma das locações do vídeo.
Gratitrevas

Ao resgatar toques de tambor ancestrais, mergulhar na experimentação eletrônica e apostar em um formato one woman band, a carioca Larissa Conforto deu asas ao projeto ÀIYÉ. Gravado entre Brasil, França e Portugal, o EP de estreia, Gratitrevas, é uma espécie de renascimento da artista após o fim da banda Ventre, da qual fez parte durante seis anos. O disco reúne espiritualidade, rituais, ritmos de resistência, saudades da avó, David Lynch e confissões em um universo solitário, porém presente e pulsante. Vivo. 
Gratitrevas é sobre reconhecer as trevas (de si própria e do mundo) e, mesmo assim, agradecer. Um registro íntimo e político que ecoa, a partir de colagens de tambores, texturas e vivências, gritos e revoltas contemporâneas e universais. É sobre encarar o presente, por mais hostil que pareça, e despertar para novas possibilidades de futuro, ancoradas em saberes ancestrais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário