Para apresentar as canções do mais recente álbum Grito de Amor, Mestrinho leva sua sanfona para passear na Chapada Diamantina, precisamente Mucugê. O artista é o convidado da Terceira Edição do Festival de Forró da Chapada, entre acontece de 10 a 12 de outubro. O evento que tem a curadoria de Targino Gondim contará com diversos nomes nacionais do ritmo.
Considerado um dos pupilos de Dominguinhos, o sanfoneiro tem sólida carreira na música brasileira e já dividiu o palco com artistas consagrados como Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Geraldo Azevedo, Jorge Aragão, Gabriel O Pensador, Paula Toller, Diogo Nogueira, Elza Soares, Benito di Paula e Zeca Baleiro.
Na carreira, tem sua música fortemente relacionada aos ritmos nordestinos, principalmente o forró, no entanto no mais recente trabalho apresenta uma leitura mais pop. Este é o seu terceiro álbum, antes lançou Opinião (2014) e É tempo de viver (2017). De uma família de sanfoneiros Mestrinho tem a música e a sanfona no DNA.
Aos 17 anos saiu de Sergipe com a irmã e cantora Thaís Nogueira para tentar a vida artística em São Paulo. Na capital paulista, formaram o Trio Juriti, que foi “apadrinhado” pelo compositor João Silva, um dos grandes parceiros de Luiz Gonzaga.
O primeiro disco gravado chamou atenção de Dominguinhos, que enxergou no jovem instrumentista um verdadeiro prodígio, um discípulo daquilo que mais amava fazer: dedilhar a sanfona. Mestrinho acompanhou Dominguinhos em diversos shows pelo Brasil, inclusive em sua última apresentação, em Exu (PE), cidade natal de Luiz Gonzaga. Trabalhou com Elba Ramalho e fez turnês em festivais de jazz com Gilberto Gil.
Festival de Forró da Chapada - Targino Gongim pelo terceiro ano consecutivo celebra seu aniversário na Chapada Diamantina. Um dos nomes mais requisitados do forró do Brasil é o idealizador e curador da Terceira edição do Festival de Forró da Chapada.
Para esta edição já estão confirmados nomes como Quinteto Sanfônico do Brasil, Gel Barbosa, Marquinhos Café, Rennan Mendes e Nádia Maia. Com show, aulas de dança, sanfona e ritmo o evento deve repetir o sucesso dos anos anteriores.
Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem. No local, estes novos artistas vão divulgar seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, provenientes de diferentes localidades do Brasil.
A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais; promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, comunicadores e amantes do forró.
Agenda
III Festival de Forró da Chapada
Atrações: Targino Gondim, sanfoneiros Mestrinho, Quinteto Sanfônico do Brasil, Gel Barbosa, Marquinhos Café, Rennan Mendes e Nádia Maia, aulas de dança .
Dias: 10 a 12/10 (quinta - feira até sábado)
Onde: Mucugê, na Chapada Diamantina- Ba
Aberto ao Público
Crédito da foto: Gabriel Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário