terça-feira, 24 de setembro de 2019

Alzheimer está entre os temas do Sem Censura desta quarta (25)

O Sem Censura que vai ao ar nesta quarta-feira (25) traz um bate-papo com o psiquiatra Jerson Lacks sobre Alzheimer, a mais comum entre as patologias que causam perda de memória e de habilidades cognitivas, principalmente entre os idosos. Setembro foi definido como o mês de conscientização mundial da doença, com o objetivo de ampliar o conhecimento e diminuir o estigma ainda associado a essa condição.

Durante a conversa com os apresentadores Vera Barrosos e Bruno Barros, Jerson Lacks explica o que é o Alzheimer, principais sintomas e estágios, como é feito o diagnóstico, que tratamentos estão disponíveis hoje e meios de prevenção.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta através de diversos sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.
A fundadora e diretora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Luana Génot, também está entre os convidados desta quarta-feira. Ela traz informações sobre representatividade de raça e gênero, com foco principal na questão das mulheres negras no mercado de trabalho e em cargos de liderança no Brasil.
O programa recebe ainda o ator Marcello Escorel para falar do espetáculo “O Anjo do Apocalipse”, estrelado por ele, Juliane Araújo e Daniel Dalcin. Com texto de Clovis Levi e direção de Marcus Alvisi, a peça fala da intolerância e da violência cada vez mais radicais entre os que pensam diferente, tendo como pano de fundo os conflitos no Oriente Médio.
E para bater um papo sobre música, o Sem Censura traz o Época de Ouro, conjunto de choro criado por Jacob do Bandolim em 1964. Celsinho Silva - filho de Jorginho do Pandeiro, um dos fundadores do grupo – conversa sobre o novo álbum “De pai pra filho”, que mostra o choro clássico que o conjunto mantém desde a sua formação. Celsinho também relembra histórias inusitadas e fala dos novos projetos do sexteto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário