quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Galápagos, série ambiental da BBC, estreia na TV Brasil

Fascinante microcosmo do planeta e lar de algumas das criaturas mais surpreendentes encontradas na Terra, Galápagos é uma produção internacional que a TV Brasil estreia nesta quinta (26), às 23h.
Obra original da BBC sobre a natureza, em três documentários de 50 minutos, a série investiga a história natural das Ilhas Galápagos. A ideia é analisar o seu importante papel na formação da teoria da evolução concebida por Charles Darwin.
Muito mais do que apenas uma cadeia de ilhas, Galápagos é um laboratório vivo. Essa esteira geológica rolante acompanha a vida e a morte de muitas espécies de plantas e animais em uma região de impressionante variedade de habitats na Terra.
Inspiração para as ideias propostas por Darwin, o arquipélago é um espetáculo natural formado pela confluência de correntes marítimas, atividade vulcânica e um isolamento que deu às ilhas uma vida única cuja beleza só é superada pela dramaticidade. A produção examina a riqueza de um ecossistema incomparável que deu novos rumos à ciência.
Com cinematografia espetacular de terra, mar e ar, misturando paisagens vulcânicas e acidentadas a cenas do comportamento animal intimista, a série realizada pela Unidade de História Natural da BBC aborda a vida neste notável arquipélago de uma forma cativante.
Em três episódios semanais, a produção acompanha situações que influenciam a vida não só na região como em todo o planeta. A obra documental traz as seguintes edições "Nascida do Fogo" (Born of Fire), "As Ilhas que mudaram o mundo" (The Islands that changes the World) e "Forças da Natureza" (Forces of Nature).
Natureza selvagem
No isolamento extremo do Oceano Pacífico, as Ilhas Galápagos estão na convergência das quatro principais correntes oceânicas. Essa é uma das principais razões para a combinação de vida encontrada nessa área singular do planeta.
Galápagos é um estágio em constante mudança para uma variedade espetacular de animais e plantas. Selvagens, bizarras, infernais e belas, essas são as ilhas que transformaram a visão da vida na Terra e da própria humanidade. Os estudos do arquipélago mudaram toda uma forma de encarar a evolução.
Apresentada em um estilo visual inovador, combinado com filmagem emocionante e gráficos que impressionam, a série original da BBC se aprofunda na variedade espetacular de vida selvagem e evoca os diferentes personagens das ilhas e sua história.
Em Galápagos, nada é o que parece. Iguanas nadam como dragões do mar e se aninham em crateras vulcânicas; pássaros aprendem a usar ferramentas para suas tarefas diárias; pinguins, tubarões, baleias e focas se escondem entre corais tropicais; enquanto tartarugas de centenas de quilos mergulham sobre campos de lava.
Dinâmica da vida
À medida que as ilhas ocidentais se levantam do mar oferecendo uma chance de vida, as ilhas do leste se afundam sob as ondas garantindo apenas a morte. Nas ilhas do meio estão terras férteis e exuberantes que contêm uma incrível diversidade de vida. Em nenhum outro lugar da Terra há processos gêmeos, de criação e extinção de espécies, tão aparentemente visíveis.
Galápagos testemunha o nascimento de uma ilha que se ergue das frias profundezas oceânicas em explosões vulcânicas de fogo. O arquipélago se converte através do tempo: os desertos de lava, as florestas tropicais, as montanhas alpinas fantasmagóricas e a colonização pela vida, até que se desgastem pelo vento e pelas ondas, a terra afunda de volta a uma cova aquosa.
A oeste, encontram-se as novas ilhas de Galápagos: primitivas, hostis e implacáveis. Originalmente condenada como uma terra amaldiçoada, muitos anos passaram até que a importância evolutiva dessas ilhas fosse reconhecida. Plantas e animais pioneiros lutam para sobreviver, mas, ao fazê-lo, domam gradualmente as ilhas e pavimentam o caminho para mais colonos.
As ilhas centrais estão no auge. Uma diversidade surpreendente de habitats está agrupada em uma área minúscula: savanas, pântanos úmidos, desertos e florestas enevoadas. É o único lugar na Terra onde tartarugas e pinguins se abrigam à sombra de cactos gigantes. Já as ilhas no leste estão destinadas a afundar sob as ondas como a lendária Atlântida.
Edição de estreia: Nascida do Fogo
A série Galápagos começa na TV Brasil com o nascimento das ilhas e cenas que mostra o que as torna únicas. Elas nasceram de vulcões e ficam no coração do planeta. A mil quilômetros da América do Sul, as ilhas estão no centro de muitas correntes oceânicas diferentes que trazem uma extraordinária mistura de vida às suas costas e estão constantemente mudando.
A região é considerada uma das mais vulcanicamente ativas da Terra, com mais de 60 erupções nos últimos 200 anos. A equipe capturou surpreendente erupção da Serra Negra quando uma enorme coluna de fumaça foi lançada no céu e mais de um milhão de metros cúbicos de lava foram lançados por hora no primeiro dia.
Quanto à vida selvagem, a mistura de águas frias e quentes suporta uma grande variedade de criaturas marinhas, incluindo vastos cardumes de tubarões com cabeça de martelo e as distintas enguias de jardim de Galápagos.
Para animais terrestres, chegar a Galápagos é muito mais difícil. Aqueles que o fizeram tiveram que atravessar o oceano aberto em jangadas de vegetação, varridas do continente em inundações repentinas.
Relação dos episódios de Galápagos
1- Nascida do Fogo (Born of Fire)
26/9, quinta-feira, às 23h, na TV Brasil
2- As Ilhas que mudaram o mundo (The Islands that changes the World)
3/10, quinta-feira, às 23h, na TV Brasil
3- Forças da Natureza (Forces of Nature)
10/10, quinta-feira, às 23h, na TV Brasil
Serviço
Galápagos – quinta-feira, às 23h, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário