quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Câmara do Recife entrega Prêmio Alexandre Severo

A Câmara Municipal do Recife vai ser palco de uma dupla homenagem nesta sexta-feira (6). O vereador Hélio Guabiraba convocou uma sessão solene, que inicia às 10h, para celebrar o Dia do Repórter Fotográfico, comemorado na última segunda-feira (2). O parlamentar criou o Prêmio Alexandre Severo buscando valorizar os profissionais da área que tem se destacado no cenário pernambucano e nacional eternizando  notícias e momentos por meio da fotografia.

A honraria, que será entregue pela primeira vez, leva o nome de Alexandre Severo Gomes e Silva, que morreu no mesmo acidente de avião que vitimou o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, no dia 13 de agosto de 2014. Ele era o fotógrafo oficial da campanha de Eduardo. A família do fotógrafo, que participará do evento, vai receber uma homenagem in memorian de Severo.

Ao todo, serão homenageados cerca de 30 profissionais da área. Na solene, o fotógrafo aposentado Pedro Luiz, que trabalho na revista O Cruzeiro no ano de 1965, vai falar em nome de todos.

O vereador Hélio Guabiraba destacou que é muito importante valorizar os profissionais que realizam um grande trabalho documentando a história política, cultural e social de uma sociedade. “Tenho certeza que todos os repórteres fotográficos do Recife e de Pernambuco se sentirão representados em nome de todos que aqui estarão. Também será o momento de muita emoção com a justa homenagem que faremos in memorian de Severo, que tinha um verdadeiro olhar humanizado para as questões em sua volta”, ressaltou o parlamentar.

Prêmio Alexandre Severo

Formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e com pós-graduação em fotografia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Alexandre Severo se tornou uma referência no que se trata de fotografia. Um dos maiores trabalhos feitos por Severo ficou conhecido no mundo todo: o ensaio “À Flor da Pele”, publicado pelo JC, em 2009, que retratava a história de três irmãos albinos nascidos em uma família de negros em Olinda, no Grande Recife.
Desde 2002, Severo acumulava em sua carreira importantes trabalhos e prêmios nacionais e condecorações internacionais. Na capital pernambucana, o premiado profissional passou pelas redações do Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário