quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Museu da Natureza na Serra da Capivara, no Piauí

Museu da Natureza / Foto reprodução
Você sabia que na Serra da Capivara, no Piauí, havia mar e preguiças gigantes? Descobertas como essas, feitas por pesquisadores na região, resultaram em um rico material, que estará disponível ao público, no Museu da Natureza. O espaço trará, de forma interativa e tecnológica, a história e a evolução da região.



“A equipe de pesquisadores que formou a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), há mais de 40 anos, ia além de arqueólogos, era interdisciplinar e levantava dados sobre uma região onde não havia nada conhecido”, explica a arqueóloga Niède Guidon, idealizadora do projeto. “Com isso, pudemos idealizar um museu que mostra como a região era há 400 milhões de anos, quando havia mar, animais gigantescos e uma fauna tropical úmida”, conta.

Ao longo de 4 mil metros de área expositiva, o visitante poderá, em 12 salas diferentes, conferir o surgimento do sistema solar, saber mais sobre o desenvolvimento da vida no planeta, os ciclos de aquecimento e resfriamento terrestre e o período de existência dos dinossauros, entre outros temas.

Além disso, animais que viveram na região há milhares de anos foram modelados pela primeira vez especialmente para o museu. São preguiças gigantes, lhamas, ursos, mastodontes, que emigraram para a América do Sul e sobreviveram na região da Serra da Capivara e arredores até por volta de 10 mil anos atrás. Uma das salas também é reservada para mostrar a fauna e flora atual da caatinga.

Segundo o curador do museu, Marcelo Dantas, o espaço trata da identidade da natureza do local e conta a sua história a partir das mudanças climáticas. “Esse museu é o ápice dos 50 anos de trabalho da Niède Guidon na Serra da Capivara, celebra a identidade da natureza desse local e conta uma história que junta paleontologia, mudanças climáticas e tudo que se passou nesse terreno”, afirma. “O museu faz isso com tecnologia de ponta, com interatividade, realidade virtual e com uma linguagem que todo mundo pode entender. É único”, destaca.
Serra da Capivara
O Museu da Natureza será mais um atrativo da região, que comporta também o Museu do Homem Americano, o centro de pesquisas da Fundação Museu do Homem Americano, que é responsável pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, e centenas de sítios arqueológicos. “Vai ser um museu único, não existe outro igual, que vai ajudar a desenvolver a região, a trazer turistas”, avalia Niède.
Inscrito na lista do Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1991, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1993, o Parque Nacional da Serra da Capivara, além da riqueza ambiental, é um santuário histórico e cultural que abriga 400 sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres que datam de cerca de 43 mil anos. É um dos 63 parques nacionais do Brasil, com aproximadamente 129 mil hectares de proteção integral à natureza.
Abrange os municípios piauienses de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Coronel José Dias e São João do Piauí. Fica no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície. Abriga fauna e flora específicas da caatinga.
Serviço:
Museu da Natureza
Serra da Capivara, Piauí
De quarta a segunda-feira, das 13h às 19h.
Entrada: R$ 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário