quarta-feira, 17 de abril de 2024

Projeto lança nesta quinta (18), em São Vicente Férrer, site com mapeamento cultural completo



Reunir de forma virtual os fazedores de cultura, bens culturais, materiais e imateriais do município.
Esse foi o objetivo do projeto “Aqui Eu Me Encontro: Mapeamento Cultural de São Vicente Férrer”, que apresenta nesta quinta-feira (18), às 14h, na Prefeitura, o seu produto final, um site com registros e informações de quatorze linguagens identificadas na cidade.


O site foi pensado para ser um instrumento em benefício da população do município, da região e do estado nas dimensões culturais, sociais, históricas, educacionais e econômicas. São cerca de 150 cadastros, entre personalidades, artistas, comércios, espaços culturais e manifestações, divididos em várias categorias, a exemplo de arquitetura, artesanato, benzedores, gastronomia, literatura, música e patrimônio.


O projeto “Aqui Eu Me Encontro” aconteceu em três etapas. A primeira contou com a formação de jovens e adultos, que tiveram aulas sobre geografia e história cultural da cidade, como executar o trabalho de pesquisa e o mapeamento cultural de São Vicente Férrer. Na segunda fase, esse grupo realizou atividade de campo com pesquisas in loco, coletando informações para a etapa final, que resultou na construção do site.


“O resultado desse importante trabalho deixa um legado para essa geração e muitas outras. O feliz nome desse projeto diz tudo. Somos nós, pois, a identidade dessa cidade. Somos nós quem canta, quem molda o barro, quem plaina a madeira, quem borda o tecido, quem manipula o bilro, quem tange as cordas do violão, quem grita o aboio na serra, quem faz o cordel, quem cozinha a buchada. Todos nós, que seremos eternamente lembrados”, enfatiza o coordenador do projeto, Albemar Araújo.


Já para o produtor do projeto, Clébio Marques, da Usina Produções, essa ação chega como um fortalecimento regional. “Acredito que esses dados levantados e organizados por categoria irão somar muito no quesito cultural, administrativo, político e econômico do município e de cidades vizinhas”, defende.


O projeto “Aqui Eu Me Encontro: Mapeamento Cultural de São Vicente Férrer” acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, proposto e coordenado pelo vicentino Albemar Araújo e produzido pela Usina Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário