sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dia dos Povos Indígenas: Djuena Tikuna e DJ MAM lançam música na Casa Tucum sobre demarcação de terras indígenas



Dois representantes dos povos originários brasileiros, Djuena Tikuna e DJ MAM, anunciam música inédita que será apresentada nesta sexta-feira, às 21h30, na Casa Tucum, no Centro do Rio de Janeiro.
A faixa Maraka'anandê (Demarcação Já), que trata a demarcação de terras indígenas no Brasil, conta com a participação especial da ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, além dos cantores Nando Reis e Arnaldo Antunes. A música estará disponível em todas as plataformas digitais.


 Ouça 🎶 Aqui


A faixa composta por Djuena Tikuna, uma das principais cantoras indígenas, pertencente à comunidade da Aldeia Umariaçu II, fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, singulariza as preocupações em relação aos crimes ambientais e ao desrespeito dos direitos humanos cometidos em diversos territórios indígenas, prejudicando seus habitantes, espalhados pelo país. Em um dos trechos da canção, os artistas retratam interferências políticas na violação da garantia dos indígenas e suas terras na Amazônia.


 


“Já que, tal qual as obras da Transamazônica


Quando os milicos os chamavam de silvícolas,


Hoje um projeto de outras obras faraônicas


Correndo junto da expansão agrícola


Induz a um indicídio, vide o povo kaiowá


Demarcação Já”


 


A música será apresentada na abertura da Casa Tucum, novo espaço de cultura dedicado às artes indígenas dos povos indígenas brasileiros, por meio da promoção de mostras de arte e comercialização de artesanatos de diversos povos.


 


A cantora Kaê Guajajara, curadora artística da Casa, fecha a noite musical com um pocket show feat DJ Bieta. “Ser curadora artística da Casa é uma oportunidade de descentralizar a arte na cidade, posicionando as artes indígenas e reafirmando que estamos em todos os lugares, ocupando espaços que nos foram negados. Considerando tudo que aconteceu até hoje, queremos ouvir e ver esses povos com autoestima novamente a partir de conexões que valorizem suas artes”, relata a artista.


 


Serviço


Casa Tucum


Abertura: 19 de abril, a partir das 18h


Local: Rua do Rosário, número 30 — Centro, Rio de Janeiro.


 


Sobre a Tucum


A Tucum se dedica a promover a valorização das culturas indígenas no Brasil, destacando suas artes e apoiando suas lutas por autonomia. Por meio de parcerias e ações concretas, é um negócio de impacto que contribui com a economia de mais de 50 comunidades indígenas para manter vivos os saberes ancestrais e fortalecer suas identidades culturais. Desde a estruturação da cadeia produtiva do artesanato de diversas comunidades indígenas e tradicionais até a comercialização de seus produtos, a Tucum atua diretamente na geração de renda e na amplificação de suas narrativas. Convidando a sociedade a conhecer e reconhecer a importância dos povos originários para a construção de um futuro menos desigual, a Tucum desenvolve projetos e parcerias que propõem um lugar de protagonismo para que os povos indígenas possam ocupar cada vez mais lugares de tomada de decisão e formação de pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário