segunda-feira, 4 de março de 2024

Pesquisa revela que apenas 37% dos brasileiros consideram-se criativos



Criatividade e engenhosidade únicas do povo brasileiro. É assim que a Transcriativa, principal aceleradora de pessoas e negócios com criatividade, define o Borogodó.
Em uma pesquisa inédita desenvolvida pela empresa com 1200 brasileiros, 37% dos respondentes afirmaram ser criativos. Nesse tópico, as mulheres se destacam: 39% delas se consideram com a característica, em relação a 34% dos homens. O levantamento foi aplicado pela Toluna Metrics Lab, com o propósito de avaliar o potencial criativo das pessoas e compreender de que forma elas interpretam o termo.


“Entendemos o Borogodó como a maneira que o brasileiro sempre encontra para solucionar um problema de um jeito nunca pensado antes, já que somos um dos povos mais engenhosos do mundo”, afirma Natália Montibeller, co-fundadora da Transcriativa. “Enxergamos muito valor em nossa potência, por isso, com a pesquisa, queríamos avaliar se as pessoas têm noção dessa realidade, que chega a ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho”, completa.


Essa ideia está alinhada com as informações de um levantamento do Fórum Econômico Mundial, que revela que o pensamento criativo está entre as dez principais habilidades que devem ser desenvolvidas até 2027. Um estudo realizado pela consultoria McKinsey também mostrou que, até 2030, a demanda por profissionais criativos aumentará em até 40% na Europa e nos Estados Unidos.


 


Afinal, o que é Borogodó?


As respostas mais indicadas pelos respondentes da pesquisa para a definição do ‘Borogodó’ englobam atrativo pessoal, charme, gingado e jogo de cintura, mas, dentre elas, também apareceram termos como forró, felicidade e malícia. “Isso mostra que o público compreende a expressão de formas distintas e não sabe do que se trata”, pontua Natália.


Um dado que corrobora essa afirmação é o fato de que 27% dos participantes afirmaram que não possuem Borogodó - os homens representam a maior parcela (34%) em comparação às mulheres (22%). Além disso, 36% de todos respondentes disseram que não sabem se possuem a característica - nesse aspecto, as mulheres são 39% em comparação a 32% dos homens. 


Esses resultados podem ter relação com o conhecimento da expressão, explica Natália. “O desconhecimento da palavra pode ser um fator para a escolha das respostas. Por isso, temos a missão de educar o brasileiro com relação a esse termo. As pessoas sabem que possuem algum diferencial, a Transcriativa quer deixar claro do que se trata, nosso propósito é que eles compreendam Borogodó como sinônimo de criatividade”, pontua.


 


Aceleradora tem como foco aumentar o Borogodó de empresas e pessoas


Por meio de conteúdos educativos, experiências imersivas e workshops, a Transcriativa já atingiu mais de 12 mil negócios, tendo como empresas parceiras Disney, Cielo, Gol, Latam, Duo Studio, Meta e Microsoft. 


Só em 2023, a aceleradora, Joint Office da Cátedra Unesco de Sustentabilidade (UNESCO-SOST), alcançou 17 novos parceiros, além de organizar o Borogoday, principal imersão de transformação criativa do país, que aconteceu no início de dezembro e contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.


“Buscamos nos posicionar como uma aceleradora que incentiva e valoriza esse Borogodó que só o brasileiro tem, por isso trabalhamos para promover uma compreensão profunda do termo, com base na cultura nacional. Estamos nos posicionando como um verdadeiro incentivador que valoriza a engenhosidade e a sustentabilidade no momento de fomentar ações transformadoras”, conclui a executiva.


 


Sobre a Transcriativa


A Transcriativa é a principal aceleradora de negócios e pessoas que utiliza a criatividade brasileira como ferramenta de transformação e diferenciação. Como Joint Office da Cátedra Unesco de Sustentabilidade (UNESCO-SOST), a empresa é referência na promoção da criatividade sustentável e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado do futuro.


Com cursos, experiências imersivas, ferramentas e workshops, a Transcriativa se destaca como um movimento de transformação criativa que já apoiou mais de 12 mil pessoas e negócios, tendo como empresas parceiras Disney, Cielo, Gol, Latam, Duo Studio, Meta e Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário