segunda-feira, 18 de março de 2024

Dia Mundial da Saúde Bucal: especialista lembram cuidados com a higiene oral



O Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2013 e 2019, publicou a Pesquisa Nacional de Saúde.
O estudo mostrou que cerca de 90% dos brasileiros escovam os dentes até duas vezes ao dia e apenas 63% usam fio dental, escova e pasta de dente. Além disso, mais da metade (55%) dos brasileiros não vão ao cirurgião-dentista uma vez por ano, conforme o recomendado.



Nesta quarta-feira (20), é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal para reforçar a importância de manter bons hábitos de higiene, alimentação saudável e visitas frequentes aos profissionais especializados para redução de doenças. Com isso, Cândida Guerra, coordenadora da clínica Odonto FPS da Faculdade Pernambucana de Saúde, separou algumas dicas para facilitar o cuidado com a saúde bucal. 



“A rotina de higiene bucal se resume, de forma simplificada, em três passos: escovação pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite; utilizar fio dental antes da escovação e utilizar enxaguatórios bucais com ação comprovada antiplaca e antigengivite após a escovação”, recomenda Cândida. A coordenadora da Odonto FPS ainda reitera que a escovação noturna, antes de dormir, deve ser a mais caprichada. 



Prevenção de doenças 



Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes. Para se prevenir desse e de outros problemas (como doenças gengivais, periodontais, entre outros), a higiene bucal deve começar desde o aparecimento do primeiro dente.



O Ministério da Saúde recomenda utilizar uma pequena quantidade de pasta de dente durante a escovação, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM para higiene bucal. Cândida também orienta que a escovação seja feita com cerdas macias e a técnica adequada. Pois uma escovação com força, de forma errada e com cremes dentais abrasivos, pode causar danos aos dentes e estruturas do periodonto (gengiva) do paciente. 



A tutora da Odonto FPS, Leila Coimbra, também recomenda que o paciente leve a escova de dentes nas consultas com o objetivo de avaliar se a escova está adequada. “O ideal é que a escova tenha cabeça pequena, cerdas macias e que elas estejam no mesmo nível de tamanho”, explica. “Esse acompanhamento é importante para saber se o paciente está fazendo a higienização de forma correta e assim evitar o acúmulo de bactérias na cavidade oral e as inflamações. Além disso, não adianta vir ao consultório realizar o tratamento e, em casa, não manter a higienização adequada”, completa.



Sobre a Odonto FPS


A Odonto FPS é a clínica escola da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos. É a primeira clínica universitária do Brasil a disponibilizar tratamento com laser LightWalker, que reduz o incômodo em restaurações, canais, entre outros tratamentos. O atendimento é aberto ao público e oferecido de forma gratuita para as comunidades do entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário