Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o “Memória de Brinquedo” busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Assim, a Curitiba Companhia de Dança busca realizar um trabalho de resgate poético e um incentivo do brincar. Esse resgate parte de várias fontes, desde a memória individual e coletiva do brincar e de sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência que apontam o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.
Em outras palavras, “Memória de Brinquedo” investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo. Após o espetáculo, o recado que fica é que todos – pais ou não – ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e talvez a partir dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança, e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço/tempo.
Depois de João Pessoa, o espetáculo passa por Garanhuns, na Paraíba. O projeto tem apresentação da CNH Industrial Capital; apoio da Case IH e Case Construction; e patrocínio da Sodabel 99 e Festval. Projeto viabilizado pela lei de incentivo à cultura, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, da Curitiba Cia de Dança e – Amigos e dos Apoiadores da Dança de Curitiba (AADC).
Serviço:
[dança contemporânea] Curitiba Cia de Dança apresenta “Memória de Brinquedo”
Data: 18 de setembro, segunda-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Teatro Santa Roza – Rua Pedro Américo S/N Centro – João Pessoa (PB)
Informações: 3218 4383
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Nicole Vanoni
Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Assistente de Coreografia e Direção: Patrícia Machado
Figurino e Cenário: Gelson Amaral
Costureira: Noeli Santana
Projeto de Luz: Fabia Regina
Fotos: Cayo Vieira
Realização: Curitiba Cia de Dança, Paraná Cultura e AADC – Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba

Nenhum comentário:
Postar um comentário