No primeiro encontro, realizado nesta semana com alunos do Ensino Fundamental de uma instituição do Recife, foi promovida uma visitação aos ambientes do local. O casarão, cuidado pela produtora cultural e curadora Magda Suassuna, reúne um rico acervo com brinquedos artesanais, objetos tradicionais da cultura nordestina, móveis antigos, além de quadros, obras de artes e pinturas com traços fortes do movimento armorial.
Na visitação, olhares atentos das crianças com o quarto do armazém de interior, traços que foram lembrados pela vivência da anfitriã Magda Suassuna com sua infância em Taperoá, local em que seu avô vendia produtos. Nesse espaço é possível encontrar sacas de comidas, balanças, raladores, chapéus, utensílios de barro e de palha, colher de pau, bancos de madeiras, e tantas outras coisas.
Já no quarto dos brinquedos, cada detalhe foi pensado para promover uma viagem no tempo de quando tudo era feito de forma artesanal. São carros de madeiras, bonecas de pano, bolas de gude, pipas, brinquedos reciclados, elementos folclóricos e ainda uma sequência de cordel. Tudo muito colorido e chamativo, pensado para atrair a atenção dos pequenos.
“Nosso espaço foi construído para crianças, jovens, adultos e idosos. Aqui, estamos de portas abertas para mostrar muita riqueza da nossa cultura nordestina, resgatar costumes e valorizar artistas locais. Tudo foi pensado cuidadosamente para promover uma experiência única, intimista e inesquecível”, ressalta Magda Suassuna.
Ainda dentro das atividades do dia, uma oficina de confecção de brinquedos foi realizada pelo artesão Zé Pedro. Desde 1974, ele confecciona brinquedos populares em espumas, e compartilhou cada detalhe desse processo de construção com as crianças visitantes.
O Centro Cultural Galeria Suassuna abre de segunda a sexta para visitação de grupos escolares, mediante agendamento pelo número (81) 99252-4222. Uma taxa de manutenção é cobrada, de acordo com a necessidade proposta por cada grupo.
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário