Realizado pela primeira vez, essa iniciativa recebeu inscrições de todos os estados do país e mais de 1.450 projetos de empreendedores culturais negros foram cadastrados na plataforma do Prosas. “Ficamos felizes com o resultado. O edital recebeu projetos de todo o Brasil, ressaltando o quanto o mercado do entretenimento contribui com a economia do País. Escolher os projetos finalistas não foi uma tarefa fácil, mas contamos com uma banca engajada e comprometida em seguir todos os critérios do edital para selecionar e avaliar essas iniciativas”, afirma Carla Crippa, vice-presidente de Impacto Positivo e Relações Corporativas da Ambev para América do Sul.
Além do apoio financeiro, a Ambev também deseja impulsionar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento da PretaHub, o Afrolab, onde terão acompanhamento, suporte e capacitação. Além disso, terão acesso às trilhas de conhecimento da Ambev On - espaço de aprendizagem e desenvolvimento da Ambev, e das ações de formação e conexão para profissionais da área com empregadores do BORA.
O Fundo também conta com o apoio da Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e idealizadora da PretaHub. “Iniciativas como essas impulsionam os produtores culturais em uma jornada de longo prazo e incentiva a cultura do aprendizado, além de fortalecer os espaços de trocas. Recebemos centenas de ideias incríveis e é extremamente gratificante contribuir com esses projetos. Acreditamos muito no potencial dessa população", enfatiza Adriana Barbosa.
Lançado em abril de 2023, o edital foi criado com o objetivo contemplar projetos de diversos setores da economia criativa que sejam liderados por pessoas negras, e puxar outras empresas para a pauta – mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para a área de marketing de experiência e de negócios.
“Com essa iniciativa, a Ambev também deseja movimentar o mercado e espera que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em empreendedores negros, não apenas pelo cunho social, mas por reconhecer a qualidade e a potência da produção artística e cultural dessas pessoas, que geram experiências incríveis por todo o país”, ressalta Dani Waks, vice-presidente de Marketing da Ambev.
Para conferir os projetos aprovados no Fundo Bora Cultura Preta acesse o site do Prosas.
Mais crescimento compartilhado
A Ambev possui um ecossistema diverso e, entre parceiros e fornecedores, por exemplo, a companhia conta com uma base composta por mais de 800 fornecedores autodeclarados pretos ou pardos. Somente em 2022, foram movimentados mais de R$106 milhões em negócios gerados com empreendedores negros. Além disso, recentemente a companhia lançou o BORA, programa com o qual pretende impactar a vida de cinco milhões de pessoas até 2030, gerando oportunidades de capacitação, emprego e renda.
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