O projeto desenvolvido pelo estudante é intitulado “Eco Verify”, um protótipo de aplicação web pensado para conectar ações sustentáveis do mundo real com recompensas em FONE, a criptomoeda da Fone Protocol. Na prática, o usuário acessa a plataforma, cria ou importa sua carteira FONE e passa a interagir com um conjunto de missões, como verificar pontos de reciclagem, registrar plantio de árvores, doação de roupas e mutirões de limpeza. Ao concluir cada tarefa, a pessoa envia foto e relatório. O sistema registra, atribui uma pontuação de reputação e credita um valor em FONE na carteira.
Segundo o estudante, a proposta surgiu da necessidade de dar visibilidade e incentivo contínuo a ações sustentáveis. “O problema que eu busco atacar é simples: a gente fala muito de sustentabilidade, reciclagem, plantio de árvores, participação em projetos sociais, mas na prática é difícil medir, validar e recompensar esse tipo de ação de forma transparente. As iniciativas acabam ficando isoladas, sem rastreabilidade e, muitas vezes, sem incentivo contínuo para as pessoas participarem. A ideia central é criar um ambiente em que cada ação sustentável possa ser registrada, validada pela comunidade e associada a uma identidade de carteira na blockchain”, explica Douglas.
Durante o hackathon, os participantes tiveram 30 dias para entregar um Produto Mínimo Viável (MVP), publicado na Web, Google Play ou App Store, utilizando a linguagem de programação de sua preferência. Ao longo do processo, Douglas apresentou atualizações semanais em reuniões online com o CEO da empresa, Ivan Likov, compartilhando avanços e desafios do desenvolvimento.
“Em termos de impacto, o objetivo é transformar ações que hoje são pouco visíveis em algo rastreável, gamificado e recompensado. Assim, aproximamos o universo cripto de problemas reais, usando tecnologias como infraestrutura para registrar e incentivar comportamentos positivos”, conta.
Mediotec
O Mediotec é uma formação oferecida pelo Senac que une o Ensino Médio ao Técnico. O modelo fornece a grade curricular dos últimos três anos escolares com o acréscimo de uma formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais ou Logística. A formação está disponível nas unidades do Recife, Paulista, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada. As inscrições para os estudantes interessados em cursar o Mediotec em 2026 já estão abertas pelo site do Senac (https://www.pe.senac.br/mediotec).
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário