O lançamento chega às plataformas digitais junto de um videoclipe divertido estrelado pelos artistas. Inspirado em produções nigerianas que misturam afropop e narrativas cômicas, o clipe conta a história de um flerte aparentemente malsucedido no qual um artista distraído não percebe o interesse de uma mulher linda e atraente. A paciência dela é o que dá o tom "sem pressa" do vídeo.
Com referências ao afrofuturismo, vertente estética seguida por Taslim, a letra da canção fala sobre uma outra forma de lidar com o tempo e com o amor, a partir de uma perspectiva mais leve, explica a cantora: "Essa música é sobre amor, mas também é sobre a vida. Em um mundo que nos cobra ser 'correria' a todo momento, a gente precisa tirar a pressão das coisas, mesmo que seja na marra. Escrevo para que seja verdade até para mim mesma. É como um mantra".
Joss Dee, que lançou recentemente um remix oficial do clássico contemporâneo Banho de Folhas, na voz de Luedji Luna, tem sido um dos responsáveis por popularizar ritmos como Afrohouse, Amapiano, Kuduro e o próprio Afrobeats no Brasil não só nas pistas, mas também nas produções que realiza. "A produção musical é uma oportunidade de criar novos sons que façam as duas realidades se encontrarem, aproximando Brasil e África", defende Joss.
Sem Pressa é a primeira parceria dos artistas, mas não será a última. Além do single, eles preparam ainda o remix de uma das músicas do primeiro álbum de Taslim, Pretambulando. A nova versão será lançada ainda este ano.
Turnê
Outra novidade de Taslim é a turnê “Pretambulando”, que traz uma estética afrofuturista aos shows e convida o público para uma viagem no tempo. Ela faz referência e é homônima ao primeiro álbum da multiartista, que aparece como uma personagem do futuro que, até chegar aos dias atuais, enfrenta desafios, passeia pelo passado e descobre, aos poucos, como lidar com o tempo a partir do seu lugar de mulher negra. Tudo isso guiado por muita música, mas também por poesias e pela própria performance, que encarna a narradora de sua própria história. A temporada percorre unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro e tem datas confirmadas nos teatros da rede na Tijuca, na capital fluminense (8 de agosto), e nas cidades de Barra Mansa (29 de setembro) e Teresópolis (18 de novembro).
Taslim (@eutaslim)
Taslim é uma cantora, compositora, roteirista, poeta e escritora apaixonada pela cultura africana e negra, e traz em suas criações uma proposta afrofuturista musical e estética. Com destaque para lançamentos que buscam pela sonoridade afropop, a multiartista tem um álbum lançado e participações em festivais pelo país, além de passar por diferentes estados com o projeto autoral Anastácia Tour, em homenagem a mulheres negras. Em sua trajetória, ela busca utilizar diferentes linguagens artísticas para criar narrativas onde pessoas negras e sua cultura estão em destaque.
Joss Dee (@jossdee)
Joss Dee é um DJ e produtor musical angolano, residente no Brasil há 10 anos. A mistura de gêneros musicais africanos como Afrobeats, Afrohouse, Amapiano e Kuduro a ritmos brasileiros e afrodiaspóricos como o Funk, Samba, Trap e Drill marcam fortemente a estética musical do DJ. Atualmente, desenvolve trabalhos no ciclo artístico brasileiro, acumulando presença em espaços importantes como Back2Black, Circo Voador e Festival Latinidades, e dividindo palco com artistas relevantes como Erykah Badu, Xamã e Djonga.
Ficha técnica do clipe:
Direção: André Deds
Roteiro e Direção de Arte: Taslim
Direção de Fotografia: Rafael Magalhães
Edição/Colorização: André Deds
Still e Making Of: Parker
Locação: Ganjah Lapa
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Agradecimentos: Thiago Silva, Bryan Cortez
Ficha técnica da música:
Composição, Voz e Direção Artística: Taslim
Produção Musical e Mixagem: Joss Dee
Saxofone: Andy Drummond
Masterização: Bryan Cortez
Selo: Mondé Musical
Distribuição: United Masters
Nenhum comentário:
Postar um comentário