quinta-feira, 20 de julho de 2023

Dia do Amigo: Empreendedores que uniram a amizade e o negócio citam 5 razões para investir em franquia de idiomas



A escola se localiza em Bacabal, no Maranhão, e possui um pouco mais de 105 mil habitantes, segundo IBGE (Crédito: Queissada Comunicação)

O Dia do Amigo, 20 de julho, é uma data para lembrarmos de pessoas que estiveram sempre apoiando os nossos objetivos na vida pessoal e nos negócios. 2022 foi um marco para muitos empreendedores que, enfim, puderam voltar a acreditar que seus empreendimentos podem dar certo, sobretudo depois da pandemia e, com o apoio de amigos, reter sucesso e crescimento na carreira se torna mais prazeroso. A exemplo disso, um trio de empreendedores maranhenses faturou, em seis meses, mais de 200 mil em rede de escolas de idiomas

Abrir um negócio não é tarefa fácil, nem quando se tem o capital para investir, pois são necessários planejamentos, pessoas capacitadas, controle de custos e muita perseverança. E apesar do cenário desfavorável criado pelo período pandêmico, não é de hoje que empreendedores precisam se desdobrar para que seus negócios consigam ficar de pé e gerar lucros, e muitos passam anos até que o sonho do empreendedorismo se torne realidade. Por isso que muitas pessoas optam pelo modelo de franchising por ser considerado um negócio seguro, evitando, assim, uma margem de erro maior.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Serasa Experian, nos 4 primeiros meses de 2021, 325 mil empresas fecharam as portas, considerando as de pequeno, médio e grande portes. O número, em comparação com a quantidade de empresas que faliram em 2020 (690 mil), representa 47% de todos os negócios que deixaram de existir no primeiro ano da pandemia.

Mas com uma parceria sólida e com um plano bem estruturado, sócios de empresas podem alavancar o seu negócio. Em Bacabal, cidade maranhense com cerca de 105.094 mil habitantes, segundo dados de 2021 do IBGE, três sócios abriram, em 2022, uma franquia da Minds Idiomas, empresa em que eram colaboradores. O investimento era para ter sido feito em 2020, mas, com a pandemia, teve que ser adiado. Em abril deste ano, André Ortega, Felipe Santana e Victtor Viegas, com apoio da franqueadora, inauguraram a unidade. Para os três, a preparação com estudos e o treinamento na sede da rede foram imprescindíveis para que tudo fosse realizado.

“Em 2013, com 18 anos, entrei para o departamento comercial na empresa, como assessor. Logo no início, me apaixonei pelo plano de carreira e com o crescimento que eu poderia ter dentro da rede. Além da estrutura, da didática e da metodologia diferenciada, outra coisa que me encheu os olhos foi quando me disseram que, no decorrer da carreira, eu poderia ser convidado para ser sócio em uma nova unidade. Então, me planejei para conquistar todos os cargos propostos o mais rápido possível. Foi nisso que me apeguei”, relembra André Ortega, franqueado da Minds idiomas.

André, o primeiro dos três a entrar na Minds, tornou-se o gerente divisional mais jovem da rede. Com muita ambição pelo crescimento, continuou sua jornada com o sonho de ter a sua própria unidade. Com o treinamento que realizou em 2015, para novos assessores em sua equipe, conheceu Felipe Santana. Assim como seu gerente, Felipe pôs em prática tudo que aprendeu e correu para agarrar todos os cargos do plano de carreira existente na mesma velocidade que André.

Três anos depois, em 2018, em mais um processo seletivo para o departamento comercial, André conheceu Victtor Viegas, e a rápida ascensão se repetiu. Felipe e Victtor colocaram em prática tudo que aprenderam, conquistaram não só os cargos de liderança como também a confiança de André que, por sua vez, já fazia planos com os dois. Um ano depois, conversou com Felipe e meses depois com Victtor.

“Em 2019, quando convidei eles, passei tudo que eu já tinha planejado e preparado, fiz o convite e eles toparam de imediato. O primeiro foi Felipe, que, profissionalmente, era o mais próximo de mim, meu braço direito. Meses depois, tivemos interesse em convidar uma terceira pessoa, e nada mais justo que ser alguém nosso, com a mesma forma de trabalhar, que já confiávamos e sabíamos o potencial. Fizemos o convite para o Victtor e ele aceitou de primeira também”, disse Ortega.

No final de 2021, começaram a executar o projeto, depois de já terem estudado bastante e criado estratégias para o novo empreendimento, inaugurando-o no dia 28 de abril de 2022. Para que isso fosse possível, André também participou do treinamento para novos franqueados, na sede da rede, em Maringá/PR, processo que acontece com todos os novos franqueados, para que dominem todo o trabalho na prática.

Os franqueados abordam 5 razões para o novo empreendedor investir em franquia de idiomas. Confira:

1 - Alta demanda no mercado: Como o inglês é considerado a “língua dos negócios” do mundo capitalista, torna-se basicamente imprescindível ter esse conhecimento. A busca pelo idioma pelos profissionais só aumenta por quererem ter uma ascensão no trabalho ou uma renda mais estável.

2- Só 5% dos brasileiros falam inglês: De acordo com uma pesquisa da Catho, apenas 5% da população brasileira falam inglês, sendo meros 3% fluentes no idioma. Logo, com o aumento de escolas de idiomas, a população se sente mais familiarizada com o ensino e buscam conhecer mais o idioma.

3 - Metodologia e material didático pré-definidos: Toda metodologia já está definida conforme a padronização da franqueadora, assim o franqueado não precisa se preocupar sobre os conteúdos e materiais apresentados.

4 - Suporte da franqueadora: A experiência de quem deu início a franqueadora se torna uma referência para todos que estão iniciando nessa jornada empreendedora.

5 - Negócio com propósito: Um negócio que além de proporcionar um retorno lucrativo, tem foco na educação e proporciona a gratidão em poder transformar vidas através da educação.


Sobre a Minds Idiomas


Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário