segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

TV Brasil exibe Festival de Música da Rádio MEC 2018 com show e premiação

Celebrar, revelar, premiar e divulgar os novos talentos da música popular brasileira. É com esse espírito que o TV Brasil destaca as emoções do Festival de Música da Rádio MEC 2018, em duas partes, nesta quarta (23) e quinta (24), às 21h45, na faixa Verão Show.

Além de anunciar os vencedores do festival, o evento traz apresentações especiais de artistas convidados. As performances musicais são intercaladas com a entrega das premiações.
A primeira parte do show, nesta quarta (23), reúne a pianista Fernanda Canaud e o violoncelista David Chew que interpretam Radamés Gnattali e Heitor Villa-Lobos. O pianista Marcos Souza recorda o pai, Chico Mário, com as músicas "Ressurreição" e "Guerra de Canudos".
Já na quinta (24), a TV Brasil mostra a animação do bloco de carnaval infantil Mini Seres do Mar e o Coro de Câmara da Escola de Villa-Lobos que rende homenagem ao compositor e cantor Milton Nascimento ao executar "Maria, Maria" e "Nada será como antes".
Homenagens ao Rádio e ao saudoso Chico Mário
O evento comemora os 95 anos da primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que deu origem à atual Rádio MEC, fundada em 1923 por um dos "pais" da radiodifusão: Edgard Roquette Pinto.
O festival foi realizado exatamente no Dia do Rádio, em 25 de setembro, para lembrar o nascimento do Roquette Pinto nesta data em 1884. A iniciativa mescla espetáculo e premiação no palco do tradicional Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro, e teve apresentação dos mestres de cerimônia Jorge Ramos e Emilly Kruger.
A cada edição, o evento homenageia um expoente da música brasileira. Em 2018, foi a vez de prestar tributo aos 70 anos de nascimento do compositor e instrumentista mineiro Chico Mário, irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho. O artista faleceu em março de 1988, aos 39 anos.
Categorias em disputa e corpo de jurados
Música Clássica, Instrumental, Infantil, MPB e voto popular (internet) foram as categorias do festival que abre a programação da Rádio MEC para novas composições.
Com 260 obras inscritas, os concorrentes foram avaliados por júri técnico formado por especialistas da emissora pública. Os 12 finalistas também foram analisados por um júri técnico de artistas específico para cada gênero.
Na categoria Música Clássica, os jurados foram Alexandre Dias, João Guilherme Ripper e Carla Rincon. Já para as composições instrumentais, os convidados foram Márvio Ciribelli, Délia Fischer e Eder Paolozzi. As obras infantis tiveram como júri Rafa Gomes, Chaps de Melo e Mariana Piza enquanto as canções da MPB foram avaliadas por Da Ghama, Júlia Vargas e Roberta Spindel.
Vencedores do Festival de Música da Rádio MEC 2018
A primeira vencedora foi a intérprete Mari Mari, premiada com o voto popular da internet. Segundo os mestres de cerimônia Jorge Ramos e Emilly Kruger, foram mais de 11 mil votos.
A melhor música clássica ficou para Ricardo Szpilman - "Concertino" - em três movimentos. Na categoria Instrumental, Lydia Muzafir venceu com "Melancolia". Já no quesito Infantil, Hamilton Catette levou o troféu por "Pezinho de maracujá", enquanto a melhor música popular brasileira foi de Mari Mari, com "Maracatu Menino", a grande agraciada da noite.
Entre os intérpretes, os premiados foram o Quarteto Kalimera com "Reverenciando Radamés" na categoria música clássica. Deborah Levy, Glória Ettari, Daniela Spielmann, Tonho Costa, Emerson Mardhine foram reconhecidos na categoria instrumental com "Back to life". Já Cláudia Ferrari conquistou no quesito popular ao apresentar "Última canção".
Serviço
Festival de Música da Rádio MEC 2018 – Verão Show – quarta-feira, dia 23/01, às 21h45 na TV Brasil
Festival de Música da Rádio MEC 2018 – Verão Show – quinta-feira, dia 24/01, às 21h45 na TV Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário