quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Ary Coslov reflete sobre talento e vocação nas artes cênicas na série Atos


Experiente ator e diretor, Ary Coslov é o décimo convidado da série Atos. Na entrevista inédita deste domingo (3), às 20h30, na TV Brasil, ele reflete sobre a diferença entre talento e vocação na arte de atuar. Entre outros assuntos, também questiona a glamourização excessiva de alguns atores na profissão.

  
Com dezenas de trabalhos em cena e nos bastidores da televisão, teatro e cinema, Ary Coslov mergulha no universo das artes cênicas durante a descontraída conversa com um grupo de estudantes de interpretação. O bate-papo é mediado pelo professor e diretor Antonio Gilberto, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), parceria da emissora pública na realização do programa.



Seguido pela curiosidade e questionamentos dos alunos, ele dá uma verdadeira aula de interpretação e confessa que ainda se emociona ao dirigir os atores, seja nos palcos ou na televisão. Premiado como ator e diretor, Ary Coslov explora o processo de formação do artista ao responder perguntas e em breves jogos teatrais propostos no decorrer desse episódio de Atos.



Durante a entrevista ao programa da TV Brasil, o tarimbado profissional da dramaturgia recorda o tempo em que fazia teatro escondido do pai no início da carreira. Para descontrair, ainda conta histórias marcantes que vivenciou em sua trajetória artística, experiências que podem incentivar o pensamento crítico não só dos atores-alunos como também dos telespectadores.



Tributo a Sérgio Britto



Para completar, Ary Coslov propõe exercícios de improvisação, passa referências para o grupo e fala sobre a importância do saudoso amigo e dramaturgo Sérgio Britto como fonte de inspiração para ele e também para as novas gerações.



Personalidade do teatro, ele escreveu, dirigiu e apresentou mais de 500 edições do programa "Arte com Sergio Britto", atração televisiva dedicada ao teatro e à arte de interpretar. O querido artista conduziu a produção por mais de uma década na antiga TVE do Rio e na TV Brasil até 2011 quando faleceu aos 88 anos.



Ao término da entrevista na série Atos, Ary Coslov é homenageado pelos estudantes de dramaturgia da CAL. Os atores iniciantes apresentam uma cena de "Traição", de Harold Pinter, peça que o convidado desta semana dirigiu e pela qual foi premiado na função.



Sobre o programa da TV Brasil



Com um formato leve, intimista e dinâmico, a série Atos examina um sentido mais amplo das artes cênicas ao mergulhar no processo de formação do ator, criando um espaço de entrevistas e pequenos jogos teatrais que são apresentados com naturalidade nos quadros do programa.



Cada episódio tem como convidado um ator ou diretor renomado sendo entrevistado por estudantes de interpretação, com mediação do professor e diretor teatral Antonio Gilberto. O programa é uma parceria entre a TV Brasil e Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) onde a atração é gravada.



Com direção de Manoel Borges e Waldecir de Oliveira, o programa Atos busca fugir dos padrões convencionais televisivos, a partir do deslocamento do estúdio de gravação para o palco teatral.



Nomes consagrados da cena artística nacional abrem o coração e revelam histórias e acontecimentos que marcaram suas carreiras. Em 13 episódios semanais de 26 minutos, Atos recebe figuras ilustres da dramaturgia brasileira.



Participam dessa primeira temporada da atração personalidades como as atrizes Heloísa Périssé, Françoise Forton, Cristina Pereira, Jane Di Castro, Carmem Verônica e Julia Lemmertz, os atores Otávio Augusto, Tônico Pereira, Antonio Pitanga, Renato Borghi e Johnny Massaro, além dos diretores Amir Haddad e Ary Coslov.



Serviço

Atos – domingo, dia 3/2, às 20h30, na TV Brasil







Série da TV Brasil apresenta as várias formas de dançar a música sertaneja

Produção ensina os primeiros passos com coreógrafos



O oitavo episódio da série Em Dança exibido pela TV Brasil neste domingo (3), às 13h30, explica, na prática, como são as diferentes formas de se dançar sertanejo. A jornalista e apresentadora Priscila Rangel acompanha o trabalho de coreógrafos especializados no ritmo.



Os professores Wellinton Fernandes e Vera Cowgirl demonstram os diferentes estilos da dança, enquanto os professores Fernando Gomes e Kárita Segato falam sobre as diferenças regionais da dança sertaneja.



O Em Dança conversa também com Sara Coimbra, representante do grupo Comanches Country Show. O professor André Kzart e a dançarina Fabíola Barroso ensinam o passo básico da dança. Já o professor Esdras Silva e a dançarina Carolina Leão fazem performance de sertanejo no CCBB Brasília.



Sobre a série



Conduzida pela jornalista e dançarina Priscila Rangel, a série Em Dança revela os bastidores dos mais populares estilos de dança de salão. Em 13 episódios de 26 minutos, a ideia é mostrar como esse universo é acessível para todos os públicos.



Ao todo, a série da emissora pública acompanha 12 estilos: Zouk, Salsa, Bolero, Samba de Gafieira, Bachata, Lambada, Tango, West Coast Swing, Sertanejo, Forró, Kizomba e Soltinho (Foxtrot), sendo um por semana.



Especialistas em cada ritmo explicam as principais características e curiosidades daquela dança, enquanto alunos de diversas companhias demonstram os passos em performances surpreendentes.



Entre os convidados, estão os dançarinos como Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Marcelo Amorim, Philip Miha, Luís Florião e Mestre Oswaldo e outros tantos nomes que são referência em diversos ritmos da dança de salão pelo Brasil afora.



Com direção de Linei Lopes e Thomas Freitas, o programa Em Dança percorre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília para registrar os melhores ângulos de cada estilo e conta com mais de 130 participações exclusivas para o programa, incluindo aulas didáticas sobre o passo básico de cada ritmo.



A produção própria da TV Brasil visita aulas de dança e bailes, além de dar dicas para ajudar o telespectador a arriscar os primeiros passos. A ideia é mostrar a integração de culturas e idades através do encontro de corpos em movimento embalados por gêneros musicais que não deixam ninguém parado.



Com edições semanais, a série Em Dança também tem horário alternativo na programação da TV Brasil aos domingos, às 13h30.



Serviço

Em Dança – domingo, dia 3/2, às 13h30, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário