sábado, 26 de janeiro de 2019

As Bahias e a Cozinha Mineira apresenta “Das Estrelas”

O grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, que acaba de assinar contrato com a Universal Music, lança em todas as plataformas digitais o primeiro single e videoclipe do novo trabalho, “Das Estrelas”, nesta sexta-feira (25), quatro dias antes do “Dia da Visibilidade Trans”, celebrado no dia 29 de janeiro.

A banda, formada por Assucena Assucena (vocal), Raquel Virginia (vocal) e Rafael Acerbi (guitarra), afirma estar realizada com este novo projeto: “Assinar contrato com uma grande gravadora é um passo importante em nossa carreira e estamos prontos para este momento” – diz Raquel. “Evoluímos muito desde o primeiro disco, com uma maturidade sonora perceptível neste novo trabalho”, complementa Rafael.

A música “Das Estrelas”, que chega após um ano do lançamento do segundo álbum, “Bixa”, mostra esse amadurecimento da banda. “É o inicio de um disco que traz uma nova sonoridade, mais pop e abrangente”, diz Assucena, compositora da canção.

O clipe, dirigido por Rafael Carvalho, retrata a violência contra pessoas LGBTTT- Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros - tão evidentes, porém ainda, não tão expostas na sociedade e na mídia quanto o feminicídio, mas tão grave quanto.

Para promover o assunto, o trio tem feito diversas ações em suas redes sociais. Entre elas, vídeos gravados nas ruas, onde os integrantes mostram para as pessoas a frase “Amai ao próximo como a ti mesmo” e questionam se elas acham que o amor é universal.

Com apenas dois discos independentes lançados, o grupo já teve seus méritos reconhecidos. Em 2018, ganhou dois troféus no 29º Prêmio da Música Brasileira: “Canção Popular – Grupo” e “Canção Popular – Álbum”, com o disco “Bixa”.

Sobre As Bahias e a Cozinha Mineira

O encontro deste trio aconteceu em 2011, em uma das maiores faculdades do país, no curso de História da USP. Eles tocavam, cantavam, organizavam saraus e debates sobre feminismo, racismo e outros temas. No mesmo ano, resolveram formar um grupo para tocar nas festas da universidade.
A banda, que até então chamava Preto por Preto (em referência ao hit “Back to black”, de Amy Winehouse), resolveu assumir os gostos musicais de cada um e criaram As Bahias e a Cozinha Mineira, onde uma das musas inspiradoras foi Gal Costa.

O resultado deste encontro nada casual resultou no primeiro álbum em estúdio, no fim de 2015, chamado “Mulher”. O segundo álbum veio em 2017, intitulado “Bixa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário