terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Documentário sobre Maria Bethania é tema de conversa no Sem Censura de quinta (24)


O Sem Censura que a TV Brasil transmite às 17h30 de quinta (24) recebe o cineasta Marcio Debellian para uma conversa sobre Fevereiros, documentário que registra a trajetória de Maria Bethânia desde que a escola de samba Mangueira foi campeã do carnaval carioca em 2016, com um enredo em homenagem à cantora baiana.

O filme mostra a preparação da Escola – dos desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida – e faz uma viagem ao Recôncavo baiano, onde o cineasta e sua equipe acompanharam Bethânia nas festas populares de Santo Amaro da Purificação, cidade natal da cantora.


Na conversa com a apresentadora Vera Barroso, Debellian relembra os elementos da cultura baiana que inspiraram o desfile e aponta conexões entre as tradições do recôncavo e o surgimento do samba carioca. 

O documentário conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira (carnavalesco da Mangueira), Luiz Antonio Simas (historiador), Mabel Velloso (poeta) e Squel Jorgea (porta-bandeira da Mangueira).



Serviço:

Sem Censura

Ao vivo. Quinta-feira, 24 de janeiro, às 17h30, na TV Brasil. 


-----

Festival de Música da Rádio MEC é a atração da TV Brasil na quinta (24)



Às 21h45 de quinta, a TV Brasil apresenta a segunda e última parte do Festival de Música da Rádio MEC, edição 2018. O especial revela os premiados nas categorias melhor música instrumental, melhor composição música infantil e melhor composição música popular.



No palco, apresentam-se o bloco de carnaval infantil Mini Seres do Mar e o Coro de Câmara da Escola de Villa Lobos, que presta homenagem ao compositor e cantor Milton Nascimento.



Na primeira parte do especial, a emissora apresentou os vencedores das categorias melhor composição por voto público e melhores composição e intérprete de música clássica. A pianista Fernanda Canaud interpretou Radamés Gnattali e Heitor Villa Lobos, com o violoncelista David Chew. O pianista Marcos Souza prestou tributo ao pai, Chico Mário, com a composição “Ressurreição.”



O Festival de Música da Rádio MEC abre a programação da rádio para novas composições: Música Clássica, Instrumental, Infantil e MPB. A cada ano, o Festival homenageia um expoente da música brasileira. Em 2018, foi a vez do compositor e instrumentista Chico Mário ser homenageado. As 260 composições inscritas foram avaliadas por profissionais da rádio e jurados específicos para cada gênero.



O Festival celebrou os 95 anos da criação da Rádio Sociedade, primeira rádio do Brasil, que deu origem à Rádio MEC.



Serviço:

Festival de Música da Rádio MEC 2018 (parte 2)

Quinta-feira, 24 de janeiro, às 21h45, na TV Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário