quarta-feira, 28 de novembro de 2018

I Encontro de Rendeiras de Bilros da Paraíba acontece em João Pessoa, nesta quinta (29/11)


O I Encontro de Rendeiras de Bilros da Paraíba: resgate de um patrimônio cultural acontece nesta quinta-feira (29/11), das 10h às 16h, na Fundação Casa de José Américo, na Av. Cabo Branco, em João Pessoa.


O evento realizado pelo grupo Raízes do Rendar pretende promover o encontro e a troca de saberes entre rendeiras tradicionais, os novos artesões formados pelo grupo e o público visitante, como forma de valorização das rendeiras e do resgate dessa arte popular.

Para Karin Picado, uma das organizadoras, o evento vai trazer o encanto e a delicadeza da renda de bilro paraibana para o público, que terá oportunidade de trocar conhecimento com as poucas rendeiras tradicionais que ainda atuam no estado, nos municípios de Salgado de São Félix, Itabaiana e Barras de Antas (Sapé).

“Esse evento, junto com o curso que se realizou entre 2017/2018, em João Pessoa, fez ressurgir esse tipo de renda em nosso estado, que conta atualmente com poucas rendeiras tradicionais, que aprenderam o ofício de forma vertical, de mãe para filhas”, comenta Gláucia Luna, uma das facilitadoras do curso.

Além da exposição das rendas de bilros de várias origens, trabalhos do Grupo Raízes do Rendar e das rendeiras dos municípios paraibanos de Salgado de São Félix, Itabaiana e Barra de Antas (Sapé), haverá a apresentação do Grupo de Dança e Animação Creusa Pires, do SESC, às 15h.

A renda de bilros é uma arte produzida sobre uma almofada cheia de palha ou algodão, onde é colocado um cartão perfurado com o desenho da renda. Os fios são manejados por meio de pequenas peças de madeira torneada, os bilros, que são cruzados sucessivamente e fixados sobre o cartão perfurado com ajuda de alfinetes.

A arte, que surgiu na Europa por volta de 1495, chegou ao Brasil no século XVII trazida por mulheres portuguesas, vindas com suas famílias da pátria-mãe, onde tradicionalmente se dedicavam a esta ocupação, difundindo-se nas zonas do litoral e do sertão, por meio da mulher do povo.



SERVIÇO

I ENCONTRO DE RENDEIRAS DE BILROS DA PARAÍBA - RAÍZES DO RENDAR: resgate de um patrimônio cultural
Data: 29 de novembro de 2018

Local: Fundação Casa de José Américo (FCJA) – Av. Cabo Branco, n° 3.336 - João Pessoa/PB.

Horário: 10h às 16h

Informações: 83 99981-3420



PROGRAMAÇÃO

10h00 – Abertura

- Damião Cavalcanti – Fundação Casa de José Américo  (FCJC)

- Ivaldina França de Oliveira – Grupo Raízes do Rendar

10h30 – Exposição de Rendas de Bilros

- Troca de Saberes entre rendeiras e visitantes

11h30 – Intervalo para o Almoço

14h00 - Exposição de Rendas de Bilros

- Troca de Saberes entre rendeiras e visitantes

15h00 – Apresentação do Grupo de Dança e Animação Creusa Pires  do SESC- João Pessoa

16h00 – Encerramento



SOBRE O GRUPO RAÍZES DO RENDAR

O Raízes do Rendar é um grupo de rendeiras de bilro, aprendizes, e tem por finalidade resgatar esse patrimônio cultural na Paraíba e colaborar na divulgação dessa arte popular. O grupo, que surgiu em novembro de 2017 a partir da disponibilidade de uma artesã que se prontificou a repassar o que sabia para outras pessoas interessadas, se reúne semanalmente na Fundação Casa de José Américo, que está estruturando um setor de Arte Popular, com integrantes vindos de diferentes bairros de João Pessoa, como Rangel, Geisel, Mangabeira I e VII, Valentina, Bancários e Altiplano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário