sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Transfigurações expressa o desejo inconsciente da existência

 


Mudar faz parte da natureza humana. E o ato de transformar carrega em sua essência uma necessidade capaz de expressar sentimentos que direcionam o desejo inconsciente da existência.
De um modo peculiar, o artista plástico Wilson Freire apresenta essa metamorfose que des(equilibra) a razão e o coração na exposição “Transfigurações”, com abertura marcada para o dia 16 de setembro, na Arte Plural Galeria (APG).

A mostra é a primeira individual de Freire, que escolheu a arte como um catalisador da sua vida, já que optou pelo ofício de médico, mas faz incursões como poeta, compositor, cineasta e já há alguns anos, também como artista plástico.  Os trabalhos que serão apresentados ao público se diferenciam pela ousadia no uso de materiais, como filtros de café, notas de compras, cascas de árvores.

A exposição integra o Projeto Anexo, da APG, que apresenta novos e veteranos artistas que integram o acervo do espaço. A iniciativa propõe mostras mais compactas e ocorrem no primeiro andar da galeria, em paralelo com exposições principais que ficam nos salões do térreo, nesta edição com “Delírica Vertigem”, de Luciano Pinheiro.

A abertura acontece no dia 16 de setembro, às 15 horas, e vai até 10 de novembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, de 14h às 18h

*Reinvenção* – “Conheço e admiro muitas pessoas que são médicos, engenheiros, advogados, e são artistas também, pessoas que não resistem ao fato de inventar uma pintura, de projetar uma escultura, de organizar seus rabiscos para expressar seus sentimentos, suas ideias ou as criações de sua alma, pois a atividade criativa faz muito bem à alma”, destaca Raul Córdula, que assina a curadoria da exposição.

Mesclando o título da mostra, Córdula destaca que o artista é “um transfigurador das ideias que lhe passam pelo olhar atento e se adaptam ao suporte que lhe interessa, interferindo em determinadas coisas que lhe passam pelas mãos, filtros de papel para coagem de café, ou notas fiscais que saem das máquinas registradoras das lojas”, explica. 

Córdula detalha que a pintura em exposição é a marca do inconsciente de Freire, que se resolve em um jogo constante de experimentos dos materiais que para ele são expressivos. “Se bem que todo material pode ser expressivo, mas isto somente se realiza ao passar o material pelo coração, por seu olhar criativo e pela mão artista”, diz. 

*O artista e sua arte* – No universo das artes, Wilson Freire é um premiado roteirista e diretor de filmes, como “Miró: Preto, Pobre, Poeta e Periférico” 2008 – Documentário. Vencedor da Amostra Pernambucana de Vídeos Cine PE/2008. Também assina composições e livros, entre eles o romance: “A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk”. Edith – 2011; e uma publicação de haicais – “Haikaiando” – Candiero Produções – 2012. 

As artes plásticas, segundo ele, surgiram naturalmente, já que como artista do audiovisual exercita um diferenciado olhar estético. Em 2018, fez algumas ‘brincadeiras’ usando como suporte café e filtros de papel, publicando esses trabalhos em suas redes sociais. Na pandemia, com o isolamento social, as experiências precisaram ser reinventadas, passando a utilizar materiais inusitados, descartados no lixo: pedaços de madeira, tampas de banca escolares, notas de compras borrifadas de álcool, por exemplo. 

“É uma estética surrealista, que para mim começou a fazer sentido diante do momento de muitas incertezas em que vivíamos, dentro de uma pandemia e também com os constantes ataques à democracia, no Brasil e em toda a América Latina”, explica Freire, que já exibiu alguns trabalhos em mostras coletivas, como a "Mobilização do artista pela democracia",

*ARTE PLURAL* - Instalada no histórico bairro do Recife Antigo, a Arte Plural Galeria (APG) celebra em 2023, seus 18 anos de compromisso com a multiplicidade das artes em suas diversas expressões. Com uma trajetória de mais de uma centena de exposições, o espaço lançou uma nova marca para comemorar a “maioridade”, mantendo uma programação de mostras e eventos para fomentar a cultura em sua pluralidade. 


*Serviço*:

Exposição “Transfigurações” de Wilson Freire

Quando: 16.09.2023, às 15h

Onde: Arte Plural Galeria (rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)

Visitação durante o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, de 14h às 18h

Entrada franca

Instagram: @arte_plural_galeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário