De acordo com Núria Santos, da Tijoleste, a argila expandida é produzida a partir de um processo de queima da argila natural, feito em um forno com altas temperaturas. O resultado são bolinhas de, em média, 2 a 3cm de diâmetro.
“Imagine economizar até 40% na conta de energia do ar condicionado em climas quentes. Essa é a promessa da argila expandida quando usada como isolamento térmico em lajes e telhados. Além disso, ela promete reduzir a conta de luz em até R$2000 ao ano”, relata a especialista.
Outro benefício é a sua capacidade de nivelar pisos e compor fundações leves, proporcionando isolamento térmico e acústico. Núria alega que a argila expandida também é uma aliada contra infiltrações, tornando as estruturas mais resistentes e duráveis, e é ótima para lajes e telhados.
Além disso, a argila expandida também se destaca na agricultura e jardinagem. “Por ser inerte, ajuda a controlar pragas e reduz as doenças nas plantas. Seu baixo peso permite uma drenagem melhor e evita a compactação do solo”, explica Núria.
No mundo da hidroponia, esse material é um verdadeiro herói, oferecendo suporte às plantas e garantindo um ótimo crescimento. Ele ajuda a economizar água, aumenta a produtividade e elimina o uso de agrotóxicos.
Para jardineiros, a argila expandida mantém temperaturas constantes, favorece a absorção de nutrientes e protege contra ervas daninhas. Sua durabilidade e leveza também a tornam uma escolha ideal para decorar jardins e floreiras. “Basicamente, a argila expandida pode ser utilizada para preservar as raízes das plantas; facilitar a drenagem do solo; estabilizar o teor de umidade das plantas; prevenir ervas daninhas, entre muitos outros benefícios”, conclui a especialista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário