sexta-feira, 25 de março de 2016

Usuários de contas financeiras pré-pagas crescem no país

Para esse perfil, uma alternativa são as contas financeiras pré-pagas disponibilizadas por operadoras de celular, como o TIM Multibank Caixa. Lançado no final do ano passado nas cidades de Curitiba (PR), Natal (RN) e Uberlândia (MG), o serviço teve adesão de mais de 37 mil usuários, ampliando suas atividades para 12 estados: Paraná, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, além do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Alagoas, Bahia e Sergipe.

Com ele, pelo celular, é possível ativar a conta através da realização de um auto-cadastro e, após depósito feito em qualquer lotérica da Caixa, realizar pagamentos, transferir dinheiro para outras contas móveis e comprar recargas da operadora. Já as compras em estabelecimentos comerciais são feitas com o cartão físico, que poderá ser adquirido por R$ 15 em pontos de venda TIM ou pela loja virtual da operadora (lojaonline.tim.com.br). O saldo máximo da conta é de R$ 5 mil.
Esse serviço mostra que o mobile banking é uma tendência e vem crescendo no Brasil. Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizado junto às sete principais instituições financeiras do país, as transações feitas por internet banking e mobile banking responderam por 58,5% do total no primeiro semestre de 2015. No final de 2014, as operações por estes canais digitais somaram metade do total, o que comprova a tendência de aceleração do uso. A consultoria IDC Brasil também estima dados positivos: 30% das transações financeiras realizadas no país em 2016 acontecerão através de dispositivos móveis, segundo a empresa.
“Ao longo dos próximos anos, o mercado de mobile money trará uma mudança relevante para a vida dos consumidores brasileiro, assim como aconteceu com a internet móvel. Por isso, desenvolvemos o TIM Multibank Caixa, oferecendo um serviço seguro, de fácil utilização e sem burocracias para ampliar o acesso da população ao universo financeiro. Sabemos, por exemplo, que 50% da nossa base pré-paga não possui conta em banco. Ou seja, temos espaço para atuar e beneficiar ainda mais nossos usuários”, destaca Fábio Freitas, responsável por Finance & Insurance Services na TIM Brasil.
Feito em parceria com a Caixa e o Mastercard, cada empresa fica responsável por um serviço. A MasterCard oferece a plataforma de pagamentos móveis, pelo processamento das transações e pela bandeira de aceitação; a Caixa faz a gestão da conta e a disponibilização dos serviços financeiros; enquanto a TIM se encarrega de promover as interfaces de uso no celular e comercializar o produto para sua base de clientes.
O serviço de cinta financeira pré-paga da TIM funciona através da tecnologia USSD e com envio de mensagens de texto (SMS), sendo compatível com qualquer modelo de celular comercializado pela operadora, sem necessidade de serviço de dados. A expansão nacional está prevista para os próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário