Para esse perfil, uma alternativa são as contas financeiras
pré-pagas disponibilizadas por operadoras de celular, como o TIM Multibank
Caixa. Lançado no final do ano passado nas cidades de Curitiba (PR), Natal (RN)
e Uberlândia (MG), o serviço teve adesão de mais de 37 mil usuários, ampliando
suas atividades para 12 estados: Paraná, Rio Grande do Norte e Minas Gerais,
além do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí,
Alagoas, Bahia e Sergipe.
Com ele, pelo celular, é possível ativar a conta através da
realização de um auto-cadastro e, após depósito feito em qualquer lotérica da
Caixa, realizar pagamentos, transferir dinheiro para outras contas móveis e
comprar recargas da operadora. Já as compras em estabelecimentos comerciais são
feitas com o cartão físico, que poderá ser adquirido por R$ 15 em pontos de
venda TIM ou pela loja virtual da operadora (lojaonline.tim.com.br). O saldo
máximo da conta é de R$ 5 mil.
Esse serviço mostra que o mobile banking é uma tendência e
vem crescendo no Brasil. Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos
(Febraban) realizado junto às sete principais instituições financeiras do país,
as transações feitas por internet banking e mobile banking responderam por
58,5% do total no primeiro semestre de 2015. No final de 2014, as operações por
estes canais digitais somaram metade do total, o que comprova a tendência de
aceleração do uso. A consultoria IDC Brasil também estima dados positivos: 30%
das transações financeiras realizadas no país em 2016 acontecerão através de
dispositivos móveis, segundo a empresa.
“Ao longo dos próximos anos, o mercado de mobile money trará
uma mudança relevante para a vida dos consumidores brasileiro, assim como
aconteceu com a internet móvel. Por isso, desenvolvemos o TIM Multibank Caixa,
oferecendo um serviço seguro, de fácil utilização e sem burocracias para
ampliar o acesso da população ao universo financeiro. Sabemos, por exemplo, que
50% da nossa base pré-paga não possui conta em banco. Ou seja, temos espaço
para atuar e beneficiar ainda mais nossos usuários”, destaca Fábio Freitas,
responsável por Finance & Insurance Services na TIM Brasil.
Feito em parceria com a Caixa e o Mastercard, cada empresa
fica responsável por um serviço. A MasterCard oferece a plataforma de
pagamentos móveis, pelo processamento das transações e pela bandeira de
aceitação; a Caixa faz a gestão da conta e a disponibilização dos serviços
financeiros; enquanto a TIM se encarrega de promover as interfaces de uso no
celular e comercializar o produto para sua base de clientes.
O serviço de cinta financeira pré-paga da TIM funciona
através da tecnologia USSD e com envio de mensagens de texto (SMS), sendo
compatível com qualquer modelo de celular comercializado pela operadora, sem
necessidade de serviço de dados. A expansão nacional está prevista para os
próximos meses.
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