Apesar de se dizer que o Carnaval subverte mecanismos de controle social, ele reflete uma perspectiva relacionada ao lugar da mulher dentro das escolas de samba, que muitas vezes, não ocupam posições decisórias ou espaços igualitários, mostrando a dificuldade de se provarem em determinadas funções. Com diversas pautas e questionamentos sendo levantados sobre essa representação, os avanços caminham aos poucos. Como exemplo da G.R.E.S TPM, formada exclusivamente por mulheres ou por qualquer pessoa que se identifique com o gênero (com exceção mestre-sala ser um homem, por regra da Superliga) e chama a atenção por sua resiliência em fomentar a cultura agregando igualdade, respeito e educação com a finalidade de impulsionar mulheres e impactar de maneira positiva uma das maiores festas do país. “Sofremos preconceitos e perseguições, e temos dificuldade de ocupar nossos espaços, pois o 'não’ sempre chega primeiro. Um exemplo disso, é que quando homens veem mulheres tocando instrumentos mais pesados, olham torto ou questionam o seu gênero. É uma luta cansativa e dolorosa, mas iremos vencer!”, ressalta Bárbara Rigaud, fundadora e presidente da agremiação.
Vult quer transformar essa herança controversa do Carnaval e dar cada vez mais visibilidade e reconhecimento a mulheres nos mais diversos postos dentro das agremiações, como na bateria e intérpretes, contribuindo para uma cultura mais inclusiva e igualitária, por isso, para transformar o Carnaval da escola, que foi fundada como bloco em 2012 e em 2022 se tornou oficialmente a primeira escola de samba feminina do Brasil e do mundo, a marca vai ajudar a agremiação na sua estreia na série bronze e com o sonho de avançar para a série prata e de um dia desfilar na Sapucaí.
Para isso, a marca assumiu o compromisso de adquirir novos instrumentos para a bateria da escola; ajudar no investimento de carros alegóricos; auxiliar na produção das fantasias de todas as alegorias; fornecer os uniformes para para equipe de apoio, prestadores de serviço e equipe da harmonia, como como blusões, camisetas e vestimentas personalizadas.
Além disso, para trazer visibilidade e reconhecimento para a G.R.E.S TPM, Vult vai produzir um filme sobre a escola de samba, destacando a importância da representatividade feminina e do papel ocupado pelas mulheres no carnaval, que será exibido em mídia televisiva, durante a programação dos desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. "Vult celebra o orgulho e o sonho da brasileira e acreditamos que cada mulher pode chegar aonde ela quiser. Nossa história no Carnaval é contada pela diversidade do nosso país, das nossas comunidades e coletivos, e, por isso, vamos dar vozes e exaltar enredos e belezas que não são revelados nessa festa. Queremos que a Turma da paz de Madureira tenha mais reconhecimento e se torne uma gigante no Carnaval, impulsionando o sonho de mais de 600 mulheres que têm orgulho da sua trajetória e querem voar mais alto”, comenta Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Para o Carnaval de 2024 a escola que tem sua casa na estrada do Portela com Pirapora, na praça de um dos criadores da Portela - um ponto de referência histórico na cidade carioca -, irá levar para Intendente Magalhães, no dia 17 de fevereiro, o enredo "Lugar de mulher é onde ela quiser", que narrou o desfile da G.R.E.S. Império Serrano em 2020 e ressalta mulheres fortes e combativas que viveram em uma época com dificuldades e barreiras, deixando marcas indestrutíveis com repercussões até hoje como exemplo da Dandara dos Palmares (guerreira negra do período colonial do Brasil) e Tereza de Benguela (líder quilombola).
“Visamos o empoderamento e a inclusão das mulheres através do Carnaval e chegar até aqui foi um longo caminho! São 10 anos de resiliência desfilando como bloco de bairro e é um imenso orgulho poder sair como a primeira escola feminina do Brasil. Sabemos que ainda temos um caminho árduo pela frente, mas poder contar com o apoio de Vult é de extrema relevância e nos deixa mais perto do nosso sonho em chegar na Sapucaí! É muito importante para nós recebermos a ajuda de marcas que valorizam a diversidade da nossa cultura e que estão dispostas a transmitir nossas histórias, promovendo a representatividade feminina. Esse auxílio da marca não vai ajudar somente o nosso Carnaval, mas também as mulheres que frequentam as oficinas, a nossa casa, que é o Barraco das Marias, localizado em Madureira”, destaca a presidente da agremiação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário