Cerca de 60% dos adultos brasileiros têm excesso de peso (aproximadamente 96 milhões) e, dentro deste número, 25,9% (41 milhões) são obesos. Em 2020, 15,9% dos menores de cinco anos, e 31,7% das crianças entre cinco e nove anos crianças acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS), do SUS, tinham excesso de peso. Números divulgados pelo IBGE e pelo SUS.
CULTURA DO SEDENTARISMO
Grande parte dos trabalhadores passam entre seis e oito horas à frente do computador. De acordo com a mestre em Educação Física e coordenadora do curso da Faculdade Pernambucana de Saúde, Cristianne Tomasi, este é o principal fator do sedentarismo. A profissional dá algumas dicas para funcionários e até para os empregadores.
“Precisamos de organização para inserir, no mínimo duas vezes por semana, as atividades físicas. Está entrelaçado dentro de uma cultura, que estimula o sedentarismo. Por exemplo, as atividades de trabalho que são exercidas sentadas. Isso é um dos comportamentos que mais faz crescer o sedentarismo. Uma das principais missões que temos que combater é o tempo sentado, é um fator de sedentarismo grave”, disse Tomasi, que fez um alerta para os empresários.
“Primeiramente, é necessária a aplicação da ginástica laboral na empresa. O empresário precisa acolher esse apelo. Ela aumenta o rendimento da equipe, diminui o fator de risco do sedentarismo, reduz a quantidade de atestados médicos e estimula a saúde física desses indivíduos. Para quem fica muito tempo sentado, tem que ter pausas para andar, ir ao banheiro, tomar água, subir escada, algum movimento corporal para sair dessa inércia”.
DICAS PARA SAIR DA INÉRCIA
Para quem tem a vida corrida, Cristianne Tomasi pontuou algumas dicas simples e de fácil execução. Além dos alertas na parte física, a personal trainer também destaca as questões psicológicas. De acordo com ela, muitas pessoas criam obstáculos como “desculpa” para não se movimentar.
“O sedentarismo pode ser combatido com a mais fácil ação do nosso corpo: o movimento humano. Ir para uma academia, crossfit, estúdio funcional, praia, parque... Todas essas estratégias são efetivas para aumentar o estilo de vida ativo e consequentemente ter tantos benefícios para o dia a dia. Muita gente reclama que não tem tempo. Mas não tem como caminhar 30 minutos? Tem gente que diz que tem preguiça, que reclama que não tem o tênis apropriado e outros argumentos. Mas aí é preciso mudar esse comportamento!”, concluiu Cristianne Tomasi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário