Entre os nutrientes fundamentais está a vitamina D. Ela está presente em alimentos como carnes, peixes (como salmão e sardinha), frutos do mar, e ainda no ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Já a vitamina E, de origem vegetal, pode ser encontrada em alimentos como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, ajudando a prevenir a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
“Alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a manter uma boa visão, como gema de ovo, vegetais verde-escuros e legumes amarelos, vermelhos e alaranjados e frutas cítricas e seus sucos. Alimentação cuidadosa e balanceada é fundamental para os olhos. Além disso, comidas com bastante vitaminas A, D, E e B12 protegem contra a progressão de problemas de visão”, informa o médico do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), Alexandre Ventura.
O médico também afirma a importância de carotenóides como luteína, zeaxantina e betacaroteno para o funcionamento da retina e manutenção da visão. Este último, ao ser ingerido, é transformado em vitamina A, na forma de retinol, e serve como antioxidante nas células.
Além disso, o oftalmologista alerta que o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras pode acelerar o surgimento de doenças como a catarata, olho seco e também a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Alexandre ainda pontua que a falta de algumas vitaminas também pode acarretar a acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, sensibilidade à luz, cegueira noturna e queda na resistência do sistema imunológico.
“A dica para manter a saúde ocular é comer, quando possível, peixes, frutas, legumes, verduras, alho, cebola, amoras, cerejas, óleo de linhaça, azeite virgem, entres outros. Todos esses contam com substâncias que ajudam a melhorar a visão”, sugere o médico.
Por fim, o oftalmologista explica as funções da vitamina D e E na saúde dos olhos de forma prática. “A vitamina D leva oxigênio para a retina, mantém as células sadias e em funcionamento. Já a vitamina E tem um papel antioxidante importante, pois protege a membrana das células”, esclarece Alexandre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário