Para ser reconhecido, a graduação precisa atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação. O MEC analisa a organização didático-pedagógica do curso, corpo docente qualificado, estrutura física, referencial bibliográfico, entre outros.
No Brasil, atualmente existem 815 cursos de Nutrição na modalidade presencial autorizados para funcionamento pelo MEC, destes, apenas 47 (5,7%) possuem conceito 5 de reconhecimento. No Nordeste, são 212 em funcionamento, sendo 5,1% com nota 5, e em Pernambuco apenas dois (5,8%) cursos possuem nota máxima, sendo um localizado no interior do estado, e apenas a FPS situada na região metropolitana de Recife.
O trabalho em equipe aliado a uma proposta pedagógica sólida e articulando desde o início do curso teoria com prática em laboratórios e cenários reais de atuação do profissional nutricionista foi destacado na avaliação do MEC. O curso de Nutrição da FPS associa o desenvolvimento de competências técnicas utilizando metodologias ativas, a uma formação ética e humanista. Além disso, tem o IMIP como hospital de ensino e principal campo de estágio e um corpo docente comprometido com o projeto pedagógico do curso e acompanhado por programa interno de desenvolvimento docente permanente.
“A organização curricular do curso é um diferencial e contribui para a formação de um profissional com nível de excelência e preparado para o mercado de trabalho. A preocupação constante em pautar o projeto pedagógico nas melhores evidências para a formação de nutricionistas, com uma visão inovadora da formação de profissionais na área da saúde é também um importante diferencial”, destacou a coordenadora do curso de Nutrição da FPS, Fabrícia Padilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário