Em Itaberá, no interior de São Paulo, uma matéria destaca como a integração entre agricultura e pecuária trouxe bons resultados para a Fazenda Cachoeira. A propriedade é uma referência em sustentabilidade e comprova que é possível ter uma pecuária eficiente e ainda cuidar do meio ambiente.
A equipe de reportagem do programa também esteve no noroeste do estado de São Paulo, em Rifaina, município que faz divisa com Minas Gerais, para conferir um dos maiores projetos de piscicultura do país. O empreendimento é responsável pela produção de cerca de 800 toneladas de tilápia por mês, promove a preservação da mata na região e ainda faz o monitoramento da qualidade da água.
O público também segue acompanhando a série 'Seu Dinheiro é Capim', que tem como um dos objetivos desmistificar o ditado popular “meu dinheiro não é capim". Com uma linguagem leve e de fácil entendimento, a zootecnista Janaína Martuscello apresenta informações e dicas sobre os capins com base científica.
Outra matéria do Agro Nacional deste domingo mostra a chamada capital do tomate. Com pouco mais de 10 mil habitantes, a cidade de Goianápolis, município de Goiás, comercializou no ano passado mais de 28 toneladas do fruto na Ceasa do estado.
O Brasil é o país que mais utiliza bioinsumos no mundo, e a produção da emissora pública revela alguns exemplos de como a agropecuária brasileira já produz de forma sustentável. Os bioinsumos são organismos vivos usados para melhorar a fertilidade do solo e também para o controle de pragas e doenças nas lavouras.
Ainda durante a edição inédita, o público vai conferir uma iniciativa que pode contribuir para melhorar o desempenho de um setor que ainda precisa avançar no país: coleta, separação e reciclagem do lixo. O Brasil gera mais de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, mas recicla apenas 4% deste volume.
Sobre o programa
O Agro Nacional é um programa da TV Brasil produzido em parceria com o Canal Rural. Apresentada por Jaqueline Silva, a atração traz o universo do campo hoje para a telinha. Exibida semanalmente, a série vai ao ar na emissora pública aos domingos às 9h, com reprise aos sábados às 8h.
Em reportagens, entrevistas e quadros variados, a produção aborda temas que envolvem a cultura rural de maneira simples e com linguagem acessível a todos os públicos. A atração exibe matérias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de parceiros como o canal Vale Agrícola e das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Com uma perspectiva que abrange as peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, o programa discute assuntos diversos como tecnologia 4.0, alimentos orgânicos, economia baseada no agronegócio, gastronomia, sustentabilidade e também aspectos sobre a cultura e a produção agrícola.
O Agro Nacional ainda destaca as agendas dos principais eventos do setor que movimenta milhões de reais no país. A série também mostra os índices e tabelas de preços que regulam o mercado produtor brasileiro.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Agro Nacional - domingo, dia 19/03, às 9h, na TV Brasil
Agro Nacional – sábado, dia 25/03, às 8h, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário