Conforme noticiou o BuzzFeed, as
empresas de mídia entraram em pânico após o Facebook expor seu plano de mostrar
20% menos notícias no feed de notícias da plataforma. No entanto, nos últimos
quatro meses, o Facebook já veio perdendo força como porta de entrada para
sites de notícias — ao contrário do Twitter, de acordo com novos dados obtidos
pelo BuzzFeed News.
Esse acontecimento pode,
potencialmente, aliviar os efeitos negativos das mudanças no feed de notícias
do Facebook sobre as empresas de mídia.
“Sites de notícias e jornalistas
são essenciais para o Twitter, e nos empenhamos para ser um parceiro confiável
e útil. O sucesso deles é a nossa prioridade”, disse Peter Greenberger, diretor
de parcerias jornalísticas globais do Twitter. O Facebook não respondeu a
pedidos para que comentasse o assunto.
Em outubro de 2017, o Facebook
enviava 4,7 visitantes a sites de notícias para cada visitante enviado pelo
Twitter, segundo dados do SocialFlow, ferramenta de publicação utilizada por
aproximadamente 300 dos principais sites de notícias, incluindo o “The New York
Times” e o “Wall Street Journal”. Desde então, o número de visitantes
encaminhados pelo Facebook diminuiu e pelo Twitter aumentou.
Em janeiro, o Facebook enviou
apenas 2,5 visitantes a sites de notícias para cada 1 enviado pelo Twitter,
essencialmente cortando sua vantagem pela metade.
Os dados do SocialFlow abrangem
10,1 milhões de publicações nas redes sociais e 2,8 milhões de cliques.
A crescente capacidade do Twitter
de enviar tráfego relevante a sites de notícias assinala uma transformação um
tanto marcante para uma empresa há muito tempo reconhecida por sua habilidade
de movimentar o ciclo de notícias, mas não o setor jornalístico. Sua emergência
como fonte viável de tráfego social poderia ajudar a suavizar o impacto que
várias empresas de mídia estão prestes a sofrer assim que as mudanças no feed
de notícias do Facebook forem totalmente implementadas nos próximos meses. E,
para alguns órgãos de imprensa, o Twitter já tem provado seu valor como fonte
de tráfego similar ao Facebook.
Fonte Diário do Centro do Mundo
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