quarta-feira, 25 de outubro de 2017

XXVI Festival da Cultura Judaica movimenta a Rua do Bom Jesus neste domingo (29)

Inserido no calendário oficial da Prefeitura do Recife, o evento, que tem como tema este ano “Israel – o povo e a nação” visa propiciar o contato da sociedade em geral com a cultura judaica, promovendo a multiculturalidade e a integração por meio de manifestações artísticas, culturais e educacionais. A programação tem início às 15hs e vai até às 19hs e acontece na Rua do Bom Jesus, em frente à Kahal Zur Israel, a primeira Sinagoga das Américas. O evento é promovido pela Federação Israelita de Pernambuco (Fipe).


O público que for ao local irá se deparar com artesanato, gastronomia, literatura, mostra de arte em metal do artista Jorge Guendler, exposição sobre a nação Israel, músicas, danças típicas, lançamento do livro “O Shabat e a Conservação do Judaísmo”, de Aleksandra Serbim; além de rodas de conversa que acontecerão dentro da Sinagoga  com os temas “Identidade judaica através da arte” mediadas por Roseane Tachlitsky e “civilização judaica” com Jáder Tachlitsky, coordenador de Comunicação da Federação Israelita (Fipe). Também haverá visita mediada ao Museu da Sinagoga.

Entre as atrações do Festival estará a apresentação da Messibá Orquestra Judaica de Recife com os cantores Márcio Guendler, Paulo Ludmer e David Katz, a partir das 17hs, com músicas judaicas e convidando o grande público a participar da tradicional Arkadá, uma espécie de roda de dança livre onde os judeus costumam dançar numa grande roda em movimentos circulares. Esse é um dos pontos alto da festa, já que as músicas e danças folclóricas judaicas são conhecidas pela sua animação.  As músicas em idish e ladino do cantor Geni Katz acompanhado pelo violinista Marcos Tadeu também integram o evento.

Para quem quiser conhecer e desfrutar da famosa culinária judaica, o evento trará uma mescla das mais diversas influências como Varenikes (pastéis de massa cozida recheados com batata), Beigales (massas folhadas recheadas com queijo ou batata), Falafel (sanduiche de pão Sírio recheado com deliciosos bolinhos de grão de bico e Humus). Sem falar nos apetitosos doces, como o Fluden, Strudel e as tortas.

A preparação dos quitutes que serão vendidos nos estandes da Rua do Bom Jesus é de responsabilidade de um grande mutirão culinário do qual fazem partes as senhoras da comunidade judaica do Recife. As mais experientes transmitem às mais jovens os segredos de pratos como o guefilte fish (bolinhos de peixe recheados e adocicados), varenikes (pastéis de batata cozidos com recheio de cebola) e fluden (doces de nozes, castanhas, damasco e massa folhada). Serão apresentados pratos típicos tanto da culinária judaica, que tem maior influência européia, quanto da cozinha típica de Israel, com características marcantes de origem árabe.
O XXVI Festival da Cultura Judaica transforma a Rua do Bom Jesus num pedaçinho de Israel. “É uma maneira de trazer conhecimento e integração entre a cultura judaica, a população local e os turistas que estão na cidade”, destaca Sonia Sette, presidente da Federação Israelita de Pernambuco.

SERVIÇO:
XXVI Festival da Cultura Judaica
QUANDO: 29.10 (domingo)
ONDE: Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife
HORÁRIO: 15hs às 19hs

ABERTO AO PUBLICO EM GERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário