terça-feira, 24 de outubro de 2017

Envelhecimento precoce, como combater esse temido “vilão”

Envelhecer é um dos grandes medos da sociedade. Não é à toa que tantos recorrem a procedimentos estéticos para tentar minimizar os efeitos do tempo. Mas poucos dão a devida importância a hábitos simples que mantém a maior responsável para que o envelhecimento não chegue antes do tempo: a saúde.


A pele é a parte do corpo em que os sinais do envelhecimento aparecem com maior evidência e, por este fator, exige cuidados para que esse processo não seja acelerado. A dermatologista Marcela Vidal, do Hapvida Saúde, explica que a poluição é um dos fatores que tem influenciado para que isso aconteça rapidamente, mas a exposição ao sol ainda permanece como um dos agravantes. “A exposição à radiação ultravioleta é a principal causa responsável pelo envelhecimento, que é aquele que depende de fatores ambientais e é onde podemos mais atuar para retardar, sendo o filtro solar o melhor para prevenir”, afirma.

A especialista também esclarece que não há uma idade para intensificar os cuidados com a pele, uma vez que a proteção cutânea deve ser iniciada desde a infância. Além disso, Marcela Vidal ressalta que a hidratação é um outro fator fundamental para manter a saúde da pele. “É importante usar creme hidratante, lembrando que a ordem correta é primeiro o hidratante e em seguida o protetor. Para cada aspecto do envelhecimento, existe no mercado produtos que prometem ajudar em problemas específicos, então não existe limite para o arsenal terapêutico. Também é importante ingerir muito líquido”, orienta.


Beba água! Mas água de qualidade

O Magnésio é um mineral extremamente importante para diversos processos biológicos, sejam eles metabólicos, estruturais ou regulatórios. A água, quando em sua forma mais pura, contém grandes quantidades de Magnésio, no entanto, a tecnologia dos processos de “purificação” acabam retirando esse e outros minerais. Mas não acontece no processo de tratamento da água alcalina, uma das principais armas conta o envelhecimento precoce.

Outro benefício, é que a água alcalina contém um efeito antioxidante, ou seja, ela neutraliza os radicais livres nocivos que são responsáveis pelo envelhecimento celular, auxiliando diretamente no rejuvenescimento. Atualmente, já é possível ter água alcalina em casa. Empresas, a exemplo da Acqualive, possuem filtros que tratam a água da torneira, aumentando seu pH e a deixando nas condições ideais para consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário