Em 2022, cerca de 30 mil embalagens já foram produzidas para a fase de testes. Destas, 18 mil já foram entregues, gratuitamente, para alguns restaurantes parceiros de diferentes tipos de culinária na região de Campinas, São Paulo. Para receber gratuitamente estas embalagens, o iFood e a growPack fizeram apenas uma solicitação para os restaurantes: ajudar na coleta de feedbacks sobre o uso do material. Para isso, tanto restaurantes como consumidores, responderam questões sobre experiência de montagem, aparência, temperatura e usabilidade.
“As empresas se uniram com inteligência de mercado e expertise para construir uma embalagem melhor e mais resistente, que cause menos impacto ao meio ambiente, tanto durante sua produção, quanto no descarte. Além disso, queremos que o produto passe a fazer parte do dia a dia dos restaurantes parceiros como uma alternativa viável para a proteção e conservação dos alimentos do delivery, com consciência socioambiental”, afirma Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood.
A parceria entre iFood e growPack teve início em 2019, momento em que as duas companhias perceberam a sinergia de propósitos. “Com a pandemia, desaceleramos as conversas e, em 2021, voltamos a montar um modelo de negócio entre as empresas”, conta Alexandre. “Em 2022, desenvolvemos o primeiro molde, testamos e colhemos ótimos feedbacks. Fizemos, então, um investimento de mais de meio milhão de reais para neste ano de 2023 focarmos na ampliação das ações comerciais do time da fabricante e desenvolvermos novos moldes, para outros tipos de culinária”, conclui.
Parceria e processo sustentável
A startup growPack, localizada em Vinhedo, no interior de SP, utiliza uma tecnologia 100% mecânica e adaptável a outros tipos de biomassa, além da casca do milho. No processo, não há cozimento químico nas matérias-primas, o que reduz a pegada ecológica e os custos de produção.
“A principal característica da embalagem de palha de milho é ser totalmente compostável, reduzindo o impacto no meio ambiente e nos oceanos, pois não gera microplásticos. Além disso, sua cadeia produtiva é 100% rastreável e a tecnologia para fabricação é termomecânica, o que quer dizer que não utiliza químicos nocivos e ainda reduz 80% do consumo de água e metade das emissões, se comparado com a produção dos papéis, e papelão. Tudo isso diminui a pegada ambiental e aumenta a eficiência no uso dos recursos”, explica Exequiel Bunge Berg, CEO da growPack. “A growPack tem uma tecnologia pioneira no mundo. Inovamos a partir de uma tecnologia que já é tendência em outros países e criamos um processo próprio para dar origem a um biomaterial ainda mais funcional e sustentável que a fibra moldada tradicional”, celebra.
As bandejas oferecidas ao delivery são adequadas para microondas, forno, freezer e seguras para uso com qualquer alimento embalado. Elas são resistentes por até 36 horas em contato com líquidos.
Negócio ainda mais sustentável
O restaurante Flow Fresh, de Campinas, foi um dos estabelecimentos que testou as novas embalagens e acredita que a inserção delas no mercado contribui para a imagem do seu negócio. “O cliente reconhece a importância da sustentabilidade e enxerga como valor na hora de consumir um produto”, afirma Julia de Matteo Dobes, proprietária da franquia. “Além disso, as bandejas fecham bem, não derramam líquidos e conservam o alimento fresco, o que aumenta a qualidade da nossa entrega”, conclui.
Os restaurantes parceiros que quiserem trazer a novidade para os seus negócios já podem adquirir as embalagens por meio do iFood Shop.
Próximos passos
Ciente dos impactos que a cadeia do delivery gera no meio ambiente, além das embalagens sustentáveis e o fomento à reciclagem, o iFood assumiu o compromisso público de, até 2025, reduzir em 50%, em peso, a quantidade de plástico no delivery. Todo o restante será reciclado. Para que esse objetivo seja alcançado, o app possui um feature para reduzir o envio de itens plásticos de uso único (como canudo e talher) e inclui mais de 90% dos restaurantes parceiros automaticamente nessa iniciativa.
Mais dados sobre aceitação do público
77% preferem a embalagem sustentável com relação ao plástico e alumínio;
71% apontam que a aparência é melhor;
70% dos usuários consumiram o prato diretamente na nova bandeja, provando sua versatilidade.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile - líder global em marketplaces móveis.
Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News
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