sexta-feira, 31 de julho de 2020

Pernambucanos da Banda Kalouv lançam single com participação de Boogarins nesta sexta

Intitulada Talho, a música fala sobre partidas, cortes, encontros e a percepção do que é sonhar junto.

Em comemoração aos seus dez anos de trajetória, a banda pernambucana Kalouv lança “Talho”, single com tom de nostalgia, criado em parceria com a banda goiana Boogarins. A música será lançada em todas as plataformas digitais, na próxima sexta-feira (31) e representa um novo passo para o grupo, que apresenta pela primeira vez, um trabalho com letra e voz. A canção traz clipe com colagens de imagens que revisitam momentos vividos pela banda, nos últimos dez anos. O clipe é montado e editado por Luara Olívia com finalização por Jão Vicente. 
Com uma história completamente ligada à música instrumental, tendo três álbuns e um EP lançados, com “Talho”, a Kalouv traz um frescor ao seu modo de criação, mixando ritmos muito mais dançantes e influências que remetem à música brasileira dos anos 70 e 80. A banda também se afasta momentaneamente do post-rock e além dos instrumentos de origem dos seus integrantes, como guitarra, teclado, sintetizador, baixo e bateria, a composição ganhou elementos percussivos, com a inclusão de ganzá, garrafas e metalofone.
“Musicalmente falando, é uma faixa que simboliza uma extensão do que a Kalouv desenvolveu nos últimos anos. Saindo da vibe mais introspectiva dos primeiros trabalhos para uma composição que remete a elementos da música brasileira, do R&B e do indie pop. O metalofone e as percussões também trazem novas cores para o nosso som. A identidade da Kalouv está preservada, com elementos do math rock e do post-rock, mas acredito que é como se nossa música pudesse ser visualizada de outra perspectiva", comenta Túlio Albuquerque, guitarrista da Kalouv.
A música foi composta ainda no ano passado, sendo a última faixa com participação do Saulo Mesquita, que deixou o grupo para tocar projetos pessoais e deu lugar ao guitarrista Matheus Araújo. A canção fala sobre partidas, cortes, encontros e a percepção do que é sonhar junto.
“O single foi um exercício difícil que me deixou muito feliz com o resultado final. É muito bonito ouvir a parte instrumental. É muito bonito ouvir a parte com voz. Tudo virou um tudo. Com muito sentimento e melodias que trazem um trem de nostalgia. O processo começou a fluir quando fomos fazer um show do Boogarins em Recife e os meninos falaram o motivo da música. Talho tem essa coisa de corte de relação, porque um deles estava indo morar em Portugal. Foi aí que tudo fechou. Tinha acabado de chegar de uma tour e tinha muitos áudios de saudades dos amigos, no WhatsApp. Foi a partir daí que os versos começaram a surgir”, conta Dinho Almeida vocalista da banda Boogarins.
"Talho é um nome que remete a corte e faz paralelo justamente ao que passamos com a saída de Saulo, que foi atrás de novos rumos profissionais fora do país. A Kalouv é uma banda que manteve a formação desde 2010 e essa transição é algo novo pra nós. Mas o corte não é necessariamente uma ferida. Se você pensar na poda de uma árvore, é como se em cada parte cortada pudessem brotar novos ramos. Uma metáfora do que seriam novas histórias, novas ideias. Dinho nos surpreendeu com essa letra que bate com o momento de transição que vivemos, além de ter trazido toda essa brincadeira com samples de mensagens de whatsapp. Tudo junto traz uma leveza que nos deixa muito felizes”, reforça Túlio Albuquerque.
A canção foi gravada no Zelo Estúdio (Recife), com produção, gravação e mixagem feita por Guilherme Assis (Mulungu, Barro). A masterização ficou por conta de Vinícius Barros Aquino e a identidade visual foi criada por Maria Eugênia Franco. O clipe conta com montagem e edição de Luara Olívia e finalização de Jão Vicente.
TALHO

(LETRA DE DINHO ALMEIDA)

Eu já não encontro um lugar
Existir talvez é voar
Apego é corrente
Corte é brisa
O corre é vida

Partir também já é juntar
Vou longe pra perto sonhar
Apego é corrente
Corte é brisa
O corre é vida
KALOUV 10 ANOS
O lançamento de Talho é o ponto alto de um projeto que a Kalouv vem desenvolvendo nas suas redes sociais, unindo passado e presente. Através de duas séries, a banda revisita sua história: no #KALOUV10ANOS, compila fotos e vídeos de cada ano de sua carreira, mostrando um pouco do que aconteceu em cada um deles: shows, bastidores e lançamentos. Já a série do IGTV "Nós e a Kalouv" trouxe a cada edição um dos integrantes falando sobre a criação e a relação que têm com sua música preferida do grupo.
Além de revisitar o passado, a Kalouv tem mostrado o que há de novo. Com os integrantes em isolamento por conta da pandemia do Covid-19, surgiu a "Sessões de Quarentena", com registros de músicas que desenvolveram durante esse período, cada um gravando de seu lugar. As faixas "Bolha" e "Cidades Desertas" ganharam sua primeira versão em vídeos lançados no IGTV e no YouTube. Também foi feita uma série de playlists no Spotify com cada membro apresentando dez faixas que o influenciam no momento.

Sobre a banda
Kalouv é uma banda instrumental pernambucana formada por Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Matheus Araújo (guitarra), Rennar Pires (bateria) e Túlio Albuquerque (guitarra). Em atividade desde 2010, já se apresentou em várias cidades do país e em palcos importantes como os do No Ar: Coquetel Molotov (PE), Bananada (GO), Móveis Convida (DF), Sonido (PA), Abril pro Rock (PE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Dosol (RN), Sesc Pompeia (SP), Sesc Belenzinho (SP), CCSP (SP), Sesc Campinas (SP) e Guaiamum Treloso Rural (PE).
Além de Talho, durante sua carreira, a Kalouv já lançou outros quatro trabalhos: Sky Swimmer (2011), Pluvero (2014), Planar Sobre o Invisível (2016) e Elã (2017). Fazendo uma música com grande caráter emocional, já passeou desde o post-rock e post-metal no início da carreira até a new wave, synthpop e game music no último álbum de estúdio. Isso sempre se misturou com uma série de outros ritmos, tanto regionais quanto internacionais, tendo a intenção de criar grandes paisagens sonoras. Trilhas musicais da vida cotidiana. Nesse tempo, a banda construiu um público nas cinco regiões do país, já tendo se apresentado do sul ao norte do Brasil, tocando em mais de trinta cidades.
Ficha Técnica:
Montagem e edição do clipe por Luara Olívia, finalização por Jão Vicente
Faixa Produzida, Gravada e Mixada por Guilherme Assis no Zelo Estúdio
Masterizada por Vinícius Barros Aquino
Identidade Visual por Maria Eugênia Franco

Música Composta e Gravada por:
Basílio Queiroz - Baixo
Bruno Saraiva - Teclado e Sintetizadores
Rennar Pires - Bateria e Percussões
Saulo Mesquita - Guitarra
Túlio Albuquerque - Guitarra e Metalofone
Dinho Almeida - Letra, Voz e Samples

Nenhum comentário:

Postar um comentário