quarta-feira, 24 de junho de 2020

Nome no Mel fecha a série de videoclipes de Bel_Medula


Nome no Mel é uma música de memória. Em uma letra afetuosa, a compositora e pesquisadora gaúcha, Isabel Nogueira, resgata o banho de ervas que sua avó paterna, Lucia, fazia para ela quando criança. E é neste clima, com o videoclipe da faixa dirigido por Vitória Proença, que a artista se despede de Pele/Osso (Tronco/2019), álbum duplo de estreia, enquanto se prepara para o lançamento do segundo trabalho, Semente, que fecha a trilogia de discos. Assista ao clipe de Nome no Mel aqui.


Depois de uma série de vídeos produzidos com artistas convidados, como Ricardo De Carli, Paula Pinheiro, Luciano Zanatta e Diego Medina, Isabel fecha os lançamentos de Pele/Osso com um vídeo que apresenta os diferentes moods da sessão de fotos que ela e Vitória fizeram em fevereiro e que foi, pode-se assim dizer, uma espécie de ritual. “Ao final da sessão, que durou das 10h da manhã às 10h da noite, em uma imersão e e conexão onde estávamos apenas nós duas reunidas trabalhando, Vitória produziu uma colagem com alguns dos teasers realizados durante o dia e projetou sobre mim, enquanto eu cantava e tocava a canção”, lembra Isabel. O clipe foi montado durante a quarentena, e a fotógrafa aproveitou este momento de hiper conexão virtual, uma quase antropofagia das plataformas, para trazer o vídeo na vertical em uma narrativa leve, utilizando gifs e colagens que lembram os stories.

Com o gancho da letra da música, toda a sessão de fotos se baseou em referências de símbolos que resgatam as lembranças da avó de Isabel. “As ervas, o espelho, a erva para proteção, e a indicação da minha avó sobre colocarmos nosso nome em um potinho de mel que ela tinha em sua casa. ‘Coloca o nome no mel que Oxum abençoa, minha filha’, ela dizia”, conta Isabel.

A diretora do clipe, observa que o trabalho foi desenvolvido tendo como base um processo muito intenso de trocas, conexões e investigações emocionais, para que as duas pudessem estar entregues nesta jornada. Assim, Vitória destaca algumas peças chave para a construção da narrativa do clipe: a escrita manual, a recordação das histórias da avó e os espelhos.

Além de Nome no Mel, Vitória também dirigiu outro vídeo do álbum, Eu Vou Contar. “Ambos falam sobre a importância de resgatar nossas histórias, memórias, ancestralidades e as referências que nos constituem como pessoas”, ressalta a artista e professora do curso de Música da UFRGS.



Semente



Previsto para o segundo semestre, Semente é o disco que fecha a trilogia de Pele/Osso, álbum duplo, que marcou a estreia de Bel_Medula no final de 2019. O lançamento será pela Tronco e nele Bel vai apresentar canções em uma atmosfera mais próxima da canção popular do que experimental.

ASSISTA AO CLIPE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário