quinta-feira, 25 de junho de 2020

Marisa Monte recupera gravações raras e lança coletânea

A cantora Marisa Monte passou os últimos quatro anos organizando arquivos de seu trabalho, de gravações a recortes de jornal, em parceria com arquivistas, biblioteconomistas, técnicos de informática, pesquisadores e restauradores de áudio e vídeo. Criou, como resultado deste processo, um estúdio virtual interativo e uma coletânea em streaming com 30 canções, a que chamou de Cinephonia. Compilou áudios inéditos, curiosidades, textos dela e imagens de sua carreira.

“Nesses quatro anos, passei horas envolvida em um tipo de trabalho que é completamente invisível aos olhos do público, mas que foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória”, explica a artista. “Assistir, escutar, ter tudo isso acessível foi fundamental para que hoje eu possa colocar ao alcance do público esse material que chamei de Cinephonia. Cine (movimento/imagem) e Phonia (som). Os sons das imagens”, complementa.
É nesse contexto de redescoberta sobre a carreira da cantora que a Phonomotor e a Sony Music promovem o lançamento nas plataformas de streaming das 30 canções que haviam sido gravadas por Marisa em vídeos VHS e DVD, além de uma música inédita, intitulada Acontecimento. Distribuído em três fases, o material foi lançado em parte na coletânea Memórias 2001 – ao vivo e, agora, complementado com Hotel Tapes (1996) – ao vivo. Este álbum reúne encontros com nomes como Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Lulu Santos e Gilberto Gil.

Ver essa foto no Instagram
Queridos, Espero que estejam todos bem. As saudades são enormes por aqui, mas por ora sigo em casa em quarentena, como deve ser. Apesar das microferas que surgiram no mundo e colocaram os planos de todo mundo em suspenso, trabalhei do meu casulo para entregar pra vocês este conjunto de canções que batizei de Cinephonia. São 30 músicas, fragmentos dos meus registros audiovisuais que não estavam disponíveis em áudio streaming até hoje. Tomara que curtam os textos, os vídeos e as músicas. Agradeço a todos os parceiros, amigos, músicos e cineastas que colaboraram comigo, especialmente pela presença luminosa do nosso amado Moraes Moreira. Sei que não está sendo fácil pra ninguém, mas espero que a arte possa ajudar a dar suporte para suportar o insuportável. Um beijo grande pra todos, se cuidem pra que a gente possa se encontrar em breve novamente.
Uma publicação compartilhada por Marisa Monte (@marisamonte) em

Nenhum comentário:

Postar um comentário