quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Veja as dicas para não exagerar na festas de Natal

Os exageros, mais que comprometer a dieta, podem acabar estragando a festa de qualquer um. Por isso, é importante não perder o controle e saber reconhecer seus limites. Manter o corpo sempre bem hidratado e evitar certas combinações de alimentos, por exemplo, são alguns dos pontos fundamentais para prevenir contratempos. Sair comendo tudo, de qualquer jeito, movido apenas pelo desejo de experimentar cada delícia da mesa, é o primeiro erro a ser evitado.


“Durante as ceias e as confraternizações, comece sempre pelas saladas e frutas para saciar parte da fome com alimentos de menor caloria e conseguir controlar melhor a quantidade de alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Depois, faça opções por pratos mais magros, evitando alimentos com molhos gordurosos e à base de leite, queijos, maionese e creme de leite”, explica Paula Viana.

Estômago forrado
A nutricionista acrescenta, ainda, que chegar à festa de estômago vazio não é recomendado. “Fazer uma pequena refeição ou um lanche saudável antes da festa é uma dica interessante. É importante não se esquecer também da pré-hidratação. Todo adulto deve ingerir no mínimo dois litros de água por dia. A hidratação é essencial para reduzir as chances de intoxicação alimentar e alcoólica. Comer e beber com moderação é o grande segredo para não ganhar aqueles quilinhos indesejáveis”, afirma.

As vilãs da mesa
Exagerar é sempre ruim. Comer demais certos alimentos pode ser pior ainda. Alguns são mais propensos a causar má digestão e, por isso, é importante evitá-los ou, pelo menos, ingeri-los de forma moderada. “As frituras, as massas e as bebidas alcoólicas são as maiores vilãs da má digestão. O ideal seria evitar esta combinação, comer com moderação e fazer uma boa hidratação antes e depois das comemorações”, explica Paula Viana.

A ressaca

Mesmo com todas as dicas e recomendações, sempre haverá quem abuse das comidas e bebidas nas festas de fim de ano. Para amenizar as consequências dos exageros e recuperar o organismo, uma alimentação leve e bem balanceada é fundamental. “Fazer refeições mais leves e saudáveis, incluindo frutas, sucos, chás diuréticos ou suchás (mistura de suco com chá), verduras (folhosos) e carnes magras (assados ou grelhados). Evitar frituras, gorduras e fazer uma boa hidratação. Dê preferência às seguintes frutas: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá e melancia”, recomenda a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário