quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Helô Nascimento e Laryssa Costa fazem roda de choro e samba no Sabadinho Bom

 O Sabadinho Bom se aproxima do fim do ano com a sua tradicional roda de chorinho e samba na Praça Barão do Rio Branco, no Centro Histórico, neste dia 19, a partir das 11h30. As atrações da vez são as cantoras Laryssa Costa, que faz a sua estreia, e Helô Nascimento, habitué de edições passadas do projeto. O Sabadinho é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

 A potiguar Laryssa Costa vem acompanhada do grupo Choro Real para desfilar um repertório de chorinho, MPB e até xaxado. Nesta sua segunda passagem pela Capital, ela recebe o cantor e compositor paraibano Júnior Choro como convidado especial.



            Além de cantar, Laryssa é educadora e desenvolve projetos de valorização da música brasileira. Gravou em 2014 o primeiro disco independente, com clássicos do samba e choro, e participou dos musicais “Os Chicos” - um tributo a Chico Buarque de Holanda com a Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte –, e “O Samba da Minha Terra” –, em memória ao centenário de Dorival Caymmi.



           Atualmente, Laryssa finaliza a gravação do CD e DVD de “O Samba da Minha Terra” e do primeiro disco autoral, que explora os desdobramentos do choro. “Um desses é a própria versão cantada, vez que o estilo é essencialmente instrumental”, diz.



Helô Nascimento – Helô é mais uma da nova safra de intépretes locais a levantar a bandeira do samba-raiz e MPB. Nas suas apresentações, dá vez aos guardiões dos clássicos, como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Clara Nunes, Maria Bethânia e Elis Regina. No momento, ela está focada na gravação do seu EP autoral, previsto para ser lançado ano que vem.

         Ao lado do grupo pernambucano Samba D’Pegada, agora ela estreia o projeto “Samba Afinadinho”, em que expõe o seu lado lírico nas composições feitas em parceria com o cantor e compositor carioca Maurinho Procópio. Sambista “desde criança”, como diz, Helô teve como maior inspiração o avô Edmundo, integrante do grupo Saudosa Maloca.

        

Amante da MPB e dos batuques afro, Helô é uma apaixonada declarada pela Velha Guarda da Portela. Integrou os grupos Uskaba e Batuque de Saia, quando, desde 2011, optou por seguir carreira-solo e lançou a sua primeira música de trabalho, “O Samba é Minha Raiz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário