Na ocasião, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) aproveita para promover a última fase do “Roadshow Pernambuco Naturalmente Incrível – Frevo e Gastronomia”, em Gramado. A iniciativa de promoção nacional propõe combinar a capacitação do trade turístico com experiências sensoriais que valorizam a cultura e a culinária regional. O projeto percorre cidades estratégicas alcançando os principais mercados emissores de turistas para o estado. O Recife CVB também entra nesse contexto apoiando a ação itinerante, construindo e fortalecendo relacionamentos duradouros com pessoas visando contribuir no desenvolvimento do turismo local, tanto no cenário nacional quanto internacional.
De acordo com Hellen Lopes, o Festuris é uma vitrine importante trazendo o melhor do turismo brasileiro e gerando excelentes negócios para o trade que movimenta toda a cadeia turística. “Será a última oportunidade do ano para reunir empresas e entidades dos mais diversos setores — turismo, transporte, hotelaria, comércio e serviços —, no Rio Grande do Sul, com o propósito de fortalecer a imagem de Recife como um destino competitivo e preparado para receber eventos de todos os portes”, declara.
O Recife Convention aproveita para comemorar o desempenho de 2025 em captação de eventos. Segundo Lopes, de janeiro a outubro foram 21 eventos captados, com um impacto econômico estimado em R$ 78 milhões, 40 mil participantes e 60% de sucesso nas candidaturas apresentadas. “Esses números refletem o trabalho conjunto de todo o trade turístico, que atua de forma integrada na promoção do destino”, afirma.
A pauta de eventos dos próximos anos, considerando as projeções de 2025 a 2033, confirma o crescimento do destino: 113 eventos estão previstos, somando um público estimado em mais de 900 mil pessoas. Entre eles, 43 congressos, 21 feiras e 12 encontros — distribuídos entre internacionais, nacionais, regionais e locais. Cada evento representa um impulso direto na economia, gerando demanda para hospedagem, alimentação, transporte e lazer.
NOVIDADES
Dentre novidades a serem divulgadas na feira está o retorno dos voos diretos entre Recife e a Europa. Os voos entre Madri e Recife - por meio da companhia Iberia -, estarão disponíveis a partir de 13 de dezembro e serão realizados com a moderna aeronave Airbus A321XLR, com duração estimada de 8 horas e 20 minutos. Inicialmente, a rota será operada três vezes por semana (segundas, quartas e sábados), com ampliação prevista para quatro frequências em 9 de fevereiro e, cinco, em 16 de fevereiro de 2026. Esse retorno marca um momento estratégico de reconexão internacional, colocando Recife de novo no mapa da conectividade transatlântica e fortalecendo a cidade como destino de negócios, lazer e experiências.
Com novas estruturas, conectividade aérea ampliada e um calendário robusto, Recife se posiciona como um dos destinos mais atrativos para o turismo de negócios no país. “O turismo de eventos não apenas movimenta a economia, mas também conecta pessoas, gera conhecimento e promove nossa cultura. É sobre isso que o Recife CVB trabalha todos os dias”, afirma Lopes.
TURISMO DE LAZER
Com cultura, gastronomia e hospitalidade únicas, Recife se consolida como um dos destinos mais vibrantes e autênticos do Brasil, convidando o turista a viver experiências que vão além da viagem. Entre rios e pontes, história e inovação, Recife é um convite permanente para quem busca cultura, sabor e autenticidade. Capital pernambucana, a cidade pulsa arte e movimento, e tem no turismo uma de suas maiores expressões de energia criativa. Combinando o charme do seu patrimônio histórico com a vibração de uma metrópole moderna, do Marco Zero ao Porto Digital, o visitante encontra uma cidade que respira arte, tecnologia e hospitalidade. Além disso, é o ponto de partida ideal para explorar o melhor de Pernambuco — de Olinda, patrimônio cultural da humanidade, a Porto de Galinhas, uma das praias mais paradisíacas do país.
Com uma agenda cultural diversa e efervescente, Recife oferece o frevo e o maracatu, no Carnaval, o São João e os festivais gastronômicos e de música que celebram as tradições com um toque contemporâneo. “O turista encontra em Recife uma experiência genuína. A cidade é viva, colorida e acolhedora — e cada visita revela um novo encantamento”, destaca a diretora executiva do Recife Convention. A capital pernambucana ainda é um verdadeiro paraíso para quem ama comer bem. Dos clássicos regionais — como o bolo de rolo, o arrumadinho e o caldinho de peixe — aos restaurantes autorais e premiados, a culinária recifense traduz a alma do seu povo: criativa, intensa e cheia de sabor.
TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS
Recife se consolida também como um dos principais destinos do país para o turismo de negócios e eventos, impulsionado pela atuação do Recife Convention & Visitors Bureau, entidade sem fins lucrativos que há mais de duas décadas promove o destino junto ao mercado nacional e internacional. O setor de Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições (MICE) vem apresentando um crescimento constante nos últimos anos. Só em 2023 esse segmento movimentou mais de 1 trilhão de dólares no mundo. Recife desponta nesse cenário com novos equipamentos de eventos, recuperação da taxa de ocupação hoteleira e aumento na chegada de turistas internacionais. A cidade se consolida ainda como hub do Nordeste, atraindo congressos, feiras e encontros de alto impacto econômico.
SOBRE O RECIFE CVB
Trabalhando com captação de eventos corporativos e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do turismo na capital pernambucana, o Recife CVB atua desde 2001 como ponte estratégica entre os organizadores de eventos e fornecedores, impulsionando a economia local. A associação sem fins lucrativos é responsável por divulgar a infraestrutura e atrativos da cidade investindo na capacitação e profissionalização do setor turístico incluindo os diversos segmentos envolvidos como meios de hospedagem, transporte e serviços de alimentação.
Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes e gerar impactos econômicos positivos na região, a entidade participa e promove eventos nacionais e internacionais com o objetivo de fechar novos negócios. O Recife Convention & Visitors Bureau se propõe a auxiliar os associados desde a consultoria inicial até o desenvolvimento e após os eventos. Mantido através do “Room Tax”, taxa voluntária paga por hóspedes dos empreendimentos hoteleiros associados, o recurso é uma ferramenta de sucesso utilizada em várias cidades pelo mundo. “Nosso papel é conectar o trade, o poder público e os organizadores de eventos para transformar oportunidades em negócios”, conclui Hellen Lopes.
Recife Convention & Visitors Bureau
www.visitrecifecvb.com.br | @recifecvb

Nenhum comentário:
Postar um comentário