quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Ação do projeto “Cultura Transforma” visita o novo Museu da História da Paraíba



Iniciativa do GGE reforça o papel das experiências culturais na construção do conhecimento e na valorização da história paraibana

“Voltar ao antigo Palácio do Governo é, para mim, um reencontro afetivo com as minhas raízes e com a própria história da Paraíba. Meu avô, Ariano Suassuna, nasceu aqui, e o quarto onde ele veio ao mundo hoje abriga uma exposição permanente sobre sua vida e obra. É uma emoção imensa ver esse espaço restaurado e devolvido à população”, afirma o historiador e curador cultural do GGE, João Suassuna, durante visita ao Museu da História da Paraíba, instalado no prédio histórico que, por décadas, abrigou a sede do Governo do Estado.


A visita também contou com as presenças do sócio-fundador do GGE, José Folhadela Neto, do diretor do GGE João Pessoa, Hermani Araújo, e da vice-diretora Alice Villanova. O encontro integra uma das ações do projeto “Cultura Transforma”, iniciativa que busca fortalecer a relação entre educação e cultura por meio de experiências significativas dentro e fora do ambiente escolar. O grupo foi recepcionado pelo secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, e pela equipe do museu, para uma visita guiada ao novo espaço.


“É uma alegria imensa receber visitantes do Brasil e de diversas partes do mundo em nosso museu, especialmente adolescentes, jovens e crianças, que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a própria história. Cada ambiente do museu conta parte dessa trajetória, e é por meio da arte e da cultura que conseguimos fortalecer nossa identidade”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos.


“O projeto Cultura Transforma nasceu com o propósito de ampliar o olhar dos nossos estudantes e educadores sobre o papel da cultura como elemento essencial da formação humana. Visitas como essa reforçam a importância de aproximar a escola dos lugares que contam a história do nosso povo”, destaca Hermani Araújo, diretor do GGE João Pessoa, ao comentar o compromisso do colégio em promover uma educação aliada à vivência cultural. "Em breve, incluiremos a história do museu e de seus principais personagens nas atividades dos nossos alunos, através de visitas planejadas e vivências em sala de aula. Afinal,esse é o propósito do Movimento Cultura Transforma: ampliar os horizontes dos estudantes e fazê-los entender a importância de preservar a cultura popular", completou o diretor.

 

Inaugurado neste mês de outubro, o Museu da História da Paraíba está instalado no antigo Palácio da Redenção, edifício com mais de 400 anos de história que serviu de residência oficial dos governadores até 1971. Totalmente restaurado, o espaço abriga salas de exposição, acervos permanentes, áreas de mediação cultural, auditório e pátios abertos, se tornando um ponto de encontro entre passado e presente, onde a história política, social e cultural do estado ganha novas formas de ser contada.


Para João Suassuna, a visita também representa um gesto simbólico de continuidade: “Como historiador e como neto de Ariano, vejo com alegria essa nova fase do Palácio. O museu representa não apenas a preservação da memória, mas o compromisso de fazer dela um instrumento de aprendizado e transformação — valores que também orientam o trabalho do GGE”, conclui.


Sobre o Colégio GGE

Com 29 anos de história e, atualmente, mais de sete mil alunos, o Colégio GGE atua da Educação Infantil ao Ensino Médio e possui unidades em João Pessoa (PB), Recife, Aldeia, Caruaru e Petrolina (PE). A escola adota uma proposta pedagógica inovadora, baseada no exclusivo Sistema de Gestão Pedagógica V4, desenvolvido por professores especialistas para potencializar o aprendizado e fortalecer valores essenciais em parceria com as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário