No país campeão mundial de raios, os segredos das tempestades na Amazônia, lar da maior biodiversidade do planeta, são revelados pela primeira vez a partir de uma equipe incansável de caçadores de tempestades. A série mostra os desafios dos que perseguem as tormentas e dos povos que têm a cultura moldada por elas.
As condições favoráveis para as tormentas e os raios fazem da Amazônia o único lugar no Brasil onde os temporais ocorrem durante todo o ano. Com cerca de 500 mil tempestades e 50 milhões de descargas atmosféricas registradas anualmente, a floresta se destaca como uma das principais chaminés de raios do mundo.
Gravada inteiramente na Amazônia com 500 horas de material bruto, a produção do grupo Storm retrata os temporais essenciais para o equilíbrio climático global e mostra como, diante dos efeitos das mudanças do clima, esses fenômenos impõem desafios crescentes às comunidades locais.
“Caça-Tempestades combina emoção, investigação e ciência”, afirma Karen Santiago, vice-presidente de Conteúdo do History. “A série faz um convite à reflexão sobre o futuro do planeta e a urgência de políticas ambientais eficazes, tema central da COP30, que se inicia no dia 10 de novembro, em Belém do Pará”, completa.
“As produções do Grupo Storm buscam traduzir temas complexos como o impacto das ações humanas nos biomas, eventos climáticos extremos e a urgência da conservação em formatos narrativos acessíveis, muitas vezes híbridos. E unimos a credibilidade da ciência com a emoção do cinema”, afirma a cineasta Iara Cardoso.
Iara Cardoso é referência em narrativas ambientais, o cientista Osmar Pinto Júnior é um dos maiores especialistas em descargas atmosféricas do Brasil e o jornalista Ernesto Paglia retrata há décadas os fenômenos da natureza com olhar humano e rigor informativo.
O History 2 também exibira a série semanalmente aos domingos, a partir do dia 9/11, às 22h.
O episódio de estreia é Caçada pelo ar. Os caçadores de tempestades chegam à Amazônia, a maior floresta tropical e lar da maior biodiversidade do planeta, que é também uma das principais chaminés de raios do mundo. Eles têm a missão de registrar um super-raio -- descargas elétricas que perfuram o céu com mil vezes mais luz e energia que um raio comum. A equipe consegue capturar um raio duplo (que toca o solo em dois pontos simultaneamente) em Manaus, cidade com mais de 2 milhões de habitantes, e o lugar com mais mortes por raios no Brasil.
Classificação Indicativa: 10 anos
Sobre os apresentadores
Iara Cardoso
Com especializações em cinema pela NYFA /Universal Studios, documentários e narrativas de ficção científica pelo MIT e jornalismo científico pela Unicamp, Iara Cardoso é Membro da Academia Brasileira de Cinema e premiada diretora, escritora e produtora de séries e filmes de ciência, tecnologia e natureza. É palestrante de eventos internacionais, como o Rio2C, Rio Innovation Week, TEDx e COP30. Lançou no Cinemark, Globoplay, TV Cultura e internacionalmente pelo Amazon Prime Video o premiado documentário “A Era dos Humanos”, com apresentação de Marcos Palmeira. Em 2025, lançou no Fantástico a série Caça-Tempestades, que escreveu e dirigiu, com apresentação de Ernesto Paglia. Em 2025, a série Caça-Tempestades vai ao ar no History Channel.
Osmar Pinto Jr.
Pesquisador titular do INPE e coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), é referência internacional em pesquisas sobre descargas atmosféricas, detecção de raios e tempestades. É graduado em Engenharia Eletrônica pela PUCRS, com mestrado e doutorado em Geofísica Espacial pelo INPE e pós-doutorado na Universidade de Washington, EUA. Recebeu prêmios como Top Reviewer da Elsevier (2009) e Faz Diferença do jornal O Globo (2010), e presidiu conferências internacionais sobre eletricidade atmosférica.
Ernesto Paglia
Ernesto Paglia é jornalista formado pela ECA-USP e trabalhou na TV Globo de 1979 a 2022. Cobriu oito Copas do Mundo e três Olimpíadas, integrou a equipe que renovou o Globo Repórter e participou de mais de 60 documentários. Em 1996, fez parte da primeira equipe do Globo News e foi correspondente em Londres por cinco anos. De 2010 a 2013, participou do projeto Globo Mar e do JN no Ar, registrando suas experiências no livro Diário de Bordo do JN no Ar. Recebeu cinco vezes o Prêmio Comunique-se na categoria melhor repórter de TV. Após deixar a TV Globo, tem atuado em projetos audiovisuais independentes voltados à divulgação das mudanças climáticas, como a série Caça-Tempestades.
A série “Caça-Tempestades na Amazônia” é apresentada pela Energisa, RAM, Porto, Taesa, Alupar e ISA Energia. Para mais informações, visite o site.
Sobre HISTORY
HISTORY é o líder incontestável em conteúdos históricos e produções originais, oferecendo entretenimento inteligente e relevante. HISTORY apresenta séries como Trato Feito, Caçadores de Relíquias, Loucos Por Carros e Alienígenas do Passado, combinadas com superproduções históricas como Eu Conheci Jesus, Knightfall e produções exclusivas para a América Latina, como Desafio Sob Fogo América Latina, Desastres em Tempo Real e a vencedora do Emmy Internacional, O Jesuíta. HISTORY alcança mais de 76 milhões de lares. HISTORY faz parte do portfólio da A+E Networks América Latina.
historylatam.com
instagram.com/canalhistory/
twitter.com/CanalHistory
https://www.tiktok.com/@history_bra
Sobre o Grupo Storm
O Grupo Storm é uma produtora audiovisual que inspira e transforma por meio de narrativas que conectam ciência, tecnologia e meio ambiente. Com uma abordagem criativa e uma linguagem visual impactante, os projetos escritos, produzidos e dirigidos pela fundadora e CEO Iara Cardoso, despertam curiosidade e promovem reflexões sobre questões ambientais e os desafios das mudanças climáticas. Membro da Academia Brasileira de Cinema, Iara assina documentários e séries, como ‘Caça-Tempestades’, ‘A Era dos Humanos’, ‘País dos Raios’, ‘Fragmentos de Paixão’ e ‘Ameaças do Céu’. Essas produções, veiculadas em canais e plataformas como TV Globo, Globoplay, History, Cinemark, Globosat, Amazon Prime Video e TV Cultura, já alcançaram milhões de pessoas e fomentam debates sobre o futuro do planeta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário