quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Gestão financeira é fator desafio e diferencial para o sucesso no empreendedorismo


O empreendedorismo segue em ritmo acelerado na Paraíba. Segundo dados da Junta Comercial do Estado, o estado registra atualmente 420.039 empresas ativas. Os setores que mais se destacam são promoção de vendas, serviços de malote, comércio varejista de vestuário e acessórios e transporte rodoviário de cargas, atividades que refletem o perfil dinâmico da economia paraibana, especialmente em municípios como João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita.


No entanto, junto com o aumento no número de empreendedores, cresce também a preocupação com a sustentabilidade financeira dos negócios. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 60% das empresas não sobrevivem após cinco anos no Brasil, muitas vezes por falta de planejamento e controle das finanças.


Para Camila Oliveira, economista e coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, a gestão financeira é um dos pilares mais importantes da sobrevivência empresarial. “A ausência de planejamento é uma das principais causas de falência de pequenos negócios. Quando o empreendedor não tem clareza sobre receitas, despesas e fluxo de caixa, acaba tomando decisões baseadas em percepção, e não em dados concretos”, explica.


De acordo com a especialista, erros recorrentes como misturar finanças pessoais e empresariais, não registrar movimentações e subestimar custos fixos comprometem o crescimento das empresas. Práticas simples, como criar um controle de fluxo de caixa, planejar pagamentos e manter uma reserva de emergência, já fazem diferença significativa no equilíbrio financeiro do negócio.


Além disso, o uso de ferramentas como planilhas, softwares de gestão e indicadores financeiros pode ajudar o empreendedor a ter uma visão mais precisa da saúde do negócio. “Recursos como o orçamento empresarial, o fluxo de caixa projetado e a análise de indicadores permitem antecipar dificuldades e tomar decisões mais seguras. Mesmo ferramentas simples, como as planilhas, já fazem grande diferença quando usadas com regularidade”, reforça a economista.


Para apoiar empreendedores e microempresas na organização contábil e regularização fiscal, o NAF da FPB oferece atendimento gratuito com foco em orientação financeira e cumprimento de obrigações tributárias. O projeto, desenvolvido em parceria com a Receita Federal, promove ainda consultorias e capacitações práticas, ajudando quem está começando a compreender melhor os desafios da gestão e a manter a empresa em conformidade.



Entre os serviços disponibilizados estão:


Regularização do MEI;

Envio de declarações em atraso;

Verificação de pendências junto à Receita Federal;

Solicitação de parcelamento de débitos (MEI);

Emissão de DAS;

Regularização de CPF;

Agendamento de atendimento na Receita Federal.


O atendimento acontece em dois polos:

Sede da FPB: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30 (Av. Monsenhor Walfredo Leal, 512 – Tambiá, João Pessoa – PB);

Sede do Empreender JP: Terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h (Rua Diogo Velho, 150 – Centro, João Pessoa – PB).


 


Sobre a FPB


Há 20 anos no mercado educacional da Paraíba, a FPB se consolida como referência em inovação, sendo a única faculdade privada do Estado a integrar o Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de qualidade em educação do Brasil. Com seu pioneirismo, foi a primeira a implantar os cursos de graduação em Gastronomia na região, além de manter o curso de Nutrição mais antigo da rede particular ainda em funcionamento na Paraíba. Já formou mais de 8 mil profissionais e oferece hoje mais de 30 cursos de graduação e 100 de pós-graduação, nas modalidades presencial e digital. Pelo Enade 2023, a FPB foi reconhecida como a melhor faculdade privada de Administração em João Pessoa e oferece o melhor curso de Direito entre as instituições privadas de todo o Estado. Também se destaca por sua infraestrutura de excelência, que inclui o maior e mais completo complexo gastronômico educacional do Estado, mais de 30 laboratórios modernos na área da Saúde, Clínica de Psicologia com atendimento gratuito à comunidade, além de espaços de prática profissional como a Agência Júnior, o Núcleo de Apoio Contábil (NAF), Complexo de Comunicação e Escritório Modelo de Arquitetura. Para saber mais, acesse www.fpb.edu.br.



Sobre a Ânima Educação   


Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em cerca de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.    


Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação - parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário