Um dos grandes diferenciais do ISM é o exame de Análise de Marcha (AM) e biomecânica, em que é feita a análise do movimento do corpo em três dimensões. Para isso, o ISM montou uma Sala de Biomecânica com tecnologia de ponta utilizada em laboratórios fora do país, e mesma tecnologia usada para a construção de avatares digitais e em filmes de sucesso de Hollywood, como Avatar.
O ponto alto da inauguração foi a demonstração de como funciona o exame que permite identificar e quantificar aspectos biomecânicos e neuromusculares, fornecendo informações valiosas sobre o desempenho funcional do paciente. O exame ainda é pouco realizado em clínicas no Norte/Nordeste do país.
Durante a realização do exame de Análise de Marcha, o paciente caminha e corre em uma esteira com sensores de alta precisão colocados em várias partes do corpo. Enquanto isso, é realizada a gravação de vídeos com câmeras instaladas na sala para registro tridimensional do paciente. “Utilizamos seis câmeras, que captam as imagens do paciente de vários ângulos, e os movimentos são reconstruídos no computador. A análise, então, é feita a partir da junção da leitura conjunta do médico ortopedista com o fisioterapeuta, facilitando um diagnóstico mais preciso e uma percepção integrada do paciente ”, aponta a médica ortopedista Marília Gomes, uma das sócias do ISM. Através do exame é possível identificar lesões esportivas e padrões de movimentos compensatórios e inadequados, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário