“As varizes são veias dilatadas e tortuosas de coloração azulada ou avermelhada que surgem ao longo das pernas, apontando doença da circulação venosa. No verão, devido às altas temperaturas, há piora dos casos, uma vez que o calor provoca a dilatação dos vasos, principalmente em veias e vasos linfáticos”, explica a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
Algumas medidas devem ser adotadas para amenizar os incômodos causados pelas varizes durante o verão, como beber bastante água, praticar exercícios físicos, de preferência em horários com temperaturas mais amenas; manter uma dieta saudável com diminuição do sal, utilizar meias de compressão e manter as pernas elevadas durante o repouso. A boa notícia é que o tratamento para varizes pode ser feito durante o verão, desde que o paciente tome alguns cuidados antes e após o procedimento.
“Para fazer o tratamento das varizes com o laser transdérmico, é importante que a pessoa não esteja com a pele avermelhada e descamando de queimadura solar. Se levar um pouco de sol, 7 a 15 dias depois já é um bom tempo para fazer o procedimento de forma segura. Para quem já fez o tratamento e ficou com equimoses, as manchinhas roxas, em torno de uma semana a 10 dias essas manchas já são reabsorvidas e o paciente pode se expor ao sol novamente utilizando protetor solar no local do procedimento”, enfatiza a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
Dra. Beth Moreno é angiologista e cirurgiã vascular, possui referência no tratamento das varizes com laser e espuma e no tratamento da veia safena com o endolaser. Título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.
Instagram: @bethmorenovascular
Nenhum comentário:
Postar um comentário