segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Terceira idade: Especialista em reabilitação oral comenta sobre os benefícios da prótese sobre implante odontológico



Sorrir é um ato aparentemente simples, mas que eleva a autoestima, demonstra felicidade e tem o poder de aproximar pessoas. Com o avanço da idade e os efeitos cumulativos de problemas bucais, é comum que os idosos desenvolvam doenças periodontais, que ocasionam a perda dentária, o que pode gerar insegurança e o afastamento social.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 41% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes, mas, graças aos avanços no mercado odontológico, é possível para as pessoas da terceira idade voltarem a sorrir sem preocupações. 

A prótese sobre implante é um dos principais avanços da odontologia restauradora para recuperar o sorriso. A prótese funciona como um dente artificial feito de porcelana e por isso fica muito parecida com o dente natural. Muitas pessoas costumam confundir o implante dentário com a prótese sobre implante, mas na verdade, não são a mesma coisa. “O implante dentário funciona como uma raiz que é presa ao tecido do osso, em que é colocado um parafuso de titânio. Já na prótese é o dente artificial que é fixado em cima do pino. A prótese sobre implante possibilita a recuperação do sorriso, devolvendo também a autoestima ao paciente”, explica a cirurgiã dentista Joseane Vaz, da Cieb Implantar.

Além dessas vantagens, a prótese sobre implante apresenta o benefício de proporcionar maior eficiência mastigatória e melhor articulação da fala. Este tratamento pode ser fixado na boca do paciente através de dois métodos: parafusado ou cimentado. A prótese parafusada é facilmente removida pelo profissional e por isso dificulta a formação de placa bacteriana, facilitando a higiene bucal. Já a prótese cimentada tem um melhor resultado estético e o benefício de criar uma menor tensão, ajudando a preservar o implante e o osso da boca. 

Assim como o dente natural, a prótese sobre implante dentário precisa de bons hábitos de higienização bucal e cuidados especiais para garantir sua manutenção e durabilidade. “Para que o tratamento tenha longevidade na sua boca, é importante realizar escovação após as refeições, fazer uso do fio dental corretamente conforme orientação do profissional e ir a consultas regulares. No caso das próteses parafusadas, o dentista precisa fazer a remoção para limpeza periodicamente. Além disso, outros cuidados também precisam ser tomados, como evitar cigarros, não abrir garrafas com o dente, não morder objetos duros como tampas de caneta”, alerta a especialista. 

Embora a prótese sobre implante seja um dos tratamentos mais avançados para a recuperação do sorriso, a recomendação do procedimento pode variar de acordo com a necessidade do paciente. “A prótese sobre implante, geralmente, é indicada para os pacientes que precisam repor todos os dentes de uma ou das duas arcadas dentárias. Existem outros tipos de prótese como a prótese fixa, protocolo, overdenture e total que são recomendadas a depender de cada caso. Por isso, é importante passar por uma consulta odontológica para identificar o tipo de prótese mais adequada para o seu tratamento”, enfatiza a cirurgiã dentista Joseane Vaz.

Joseane Vaz é especialista em endodontia e reabilitação oral, que inclui prótese removível, prótese fixa e sobre implantes. Mestranda em reabilitação oral pela São Leopoldo Mandic, Campinas/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário