Mediado pelo radialista Marco Aurélio, o encontro destacou pautas importantes para o setor produtivo com as participações do diretor-adjunto da unidade regional da FIEPE, Huberto Costa; a gerente Escolar do SENAI Petrolina, Carolina Campos; o gerente do SESI Petrolina, Cássio Saturnino, e, representando o Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), a coordenadora da unidade regional do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Fabiana Ribeiro.
Logo no início do debate, foram evidenciados alguns projetos e realizações da FIEPE, a exemplo de programas de financiamento para o segmento industrial e a realização do Fórum de Defesa da Indústria, tendo como pauta o Distrito Industrial de Petrolina. Já o IEL teve crescimento significativo em todo o seu portfólio de serviços, com destaque para o Programa de Estágio, com mais de 300 alunos inseridos no mercado de trabalho e a capacitação profissional de mais de mil pessoas.
Ainda em tom de retrospectiva do ano passado, o representante do SESI revelou um crescimento de 197% no número de indústrias atendidas pelos programas de Saúde e Segurança, bem como a ampliação das turmas de alunos atendidas na educação básica, que somaram 525 alunos. Já o SENAI realizou mais de três mil matrículas em cursos técnicos, de aperfeiçoamento, aprendizagem e qualificação, incluindo pessoas com necessidades educacionais especiais, acima dos 45 anos e idosos. Uma gestão que concluiu 2022 com um índice de satisfação acima de 85% na pesquisa realizada entre os alunos, observadas a qualidade de ensino e a infraestrutura.
Perspectivas
Entre as perspectivas para 2023, os representantes do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco destacaram o fortalecimento e o apoio ao empresário da indústria, visando o crescimento da economia regional; uma maior oferta de cursos de capacitação profissional; a ampliação do programa de estágio e o atendimento em saúde ocupacional, além do incremento na formação profissional e nos serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. Estão sendo projetados também investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão para melhorias na infraestrutura da escola SENAI Petrolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário