sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Abrasel-PB e Prefeitura de João Pessoa realizam capacitação

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciaram esta semana a 4ª edição do curso ‘Gastronomia Social’. O projeto tem como finalidade oferecer capacitação em gastronomia a moradores dos Funcionários II e bairros do entorno, que estão inseridos nas ações de inclusão social e produtiva da PMJP. O programa Cozinhas Comunitárias da Capital acontece em parceria com o Grupo São Braz e irá qualificar aproximadamente 20 pessoas.

O curso é direcionado para jovens que buscam uma oportunidade de desenvolver talentos, descobrir uma possibilidade de profissão, além de terem a chance de serem inseridos no mercado de trabalho. Dividido em cinco módulos, mais o estágio, os alunos poderão aprender todo o funcionamento das cozinhas, bem como ter a oportunidade de colocar em prática o que for aprendido em sala de aula.

“Esse é um curso que agrega pelo importante valor social e, por isso, valorizamos muito essa parceria. A partir do estágio eles têm uma chance de serem inseridos no mercado de trabalho formal”, ressalta Lúcia Silva, Diretora de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social.

As aulas em formato de curso intensivo acontecem até o dia 16 de novembro. Após esse período os alunos serão acolhidos por restaurantes da capital para a etapa do estágio que dura uma semana e iniciará em dezembro. Por ser um mês de alta temporada, além de exercerem as técnicas que aprenderam em sala, será um período importante para suprir a necessidade do mercado.

“Além de ser a oportunidade de fazer um curso, estagiar e tentar uma chance no mercado de trabalho, essa é também uma ação social de inclusão. Estamos criando um banco de dados para emprego. A Abrasel tem essa veia social e fazemos questão de atuar nisso”, afirma Arthur Lira, presidente da Abrasel-PB.

Durante o curso, os alunos aprenderão sobre Programação Neurolinguística, Boas Práticas (Higienização e Manipulação dos Alimentos), Qualidade na Prestação de Serviços, Habilidades Básicas, Cortes de Aves/ Tipos de Cocção e Cortes de Carnes/ Tipos de Cocção. A cada etapa os participantes passarão por avaliações que irão medir o nível de aprendizado, bem como servirão de apoio para intensificar os estudos nos aspectos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário