sexta-feira, 29 de junho de 2018

Que coisa é essa, o Amô? estreia com clipe de Céu Roxo.

A música brasileira tem mais um artista para prestar a atenção: trata-se de Que coisa é essa, o Amô?, duo de Felipe Marino e Paula Hering que, calcados em influências como Caetano Veloso e Rogério Duprat, resgata bonitos acordes de violão em canções cheias de amor. Juntos, eles já fizeram algumas apresentações com o show Brasileirinhas, no qual cantam versões pautadas na afetividade de músicas de compositores/intérpretes escolhidas por eles. Mas para a estreia do projeto autoral, a faixa escolhida é Céu Roxo que ganha clipe hoje (28) e chega nas plataformas streaming dia 06 de julho. A capa do single, que estará no disco "Que coisa é essa, o Amô?" a ser lançado ainda em 2018, foi desenvolvida por Amanda Balthazar, Bruno Shintate e Felipe Marino. 

A direção do vídeo é do diretor de fotografia Rafa Giacondino e na concepção do trabalho, sua parceira, Tamara Soriano, também assina. Filmado e finalizado em menos de uma semana, o trabalho reflete uma sinergia importante entre diretor e artista. Felipe conta que fez o convite a Rafa logo depois de ver algumas fotos produzidas por ele que, segundo o compositor, tinham tudo a ver com a atmosfera do álbum. "Havia naquelas fotos uma síntese imagética de tudo aquilo que havia norteado a feitura do disco; O lofi como meio estético, o “faça você mesmo”, a crueza bela de um trabalho que assume os meios mais simples como honestidade e, ainda, propõe tudo isso com uma singeleza despretensiosa. No dia seguinte, conversamos. Passei a ele todo o material do disco e disse: 'Escolha a canção que você mais gostar, aí fazemos um clipe para ela'", conta Felipe. 
Rafa enfatiza essa sintonia e atribui o resultado a ela que permitiu que o clipe fosse feito de maneira tão orgânica. "O projeto do querido Felipe e da amada Paula poderia facilmente
não sair do campo das ideias, talvez nem existir, se levado a risca a dependência tecnológica que habita nosso meio, tanto musical quanto visual. A necessidade de se expressar toma as rédeas por vez. Saímos e sairemos com qualquer dispositivo que faça som ou imagem para contar aquilo que temos dentro de si, absorvemos as falhas e incorporamos os ruídos como mensagem. O importante é fazer”, afirma o fotógrafo que já trabalhou com marcas como adidas Performance e Bradesco.
Céu Roxo fala sobre uma história de amor vivida por Rafael Marino Arcaro, irmão de Felipe, responsável pela letra e canção. Rafael foi parceiro de Felipe na banda Santa Maria da Feira, que montaram no início dos anos 2000. Já Felipe assina os arranjos da música e conta que uma grande referência foi a marcha-rancho, "um tipo de marcha carnavalesca mais arrastada que, na minha intenção, daria conta, nos versos, de transmitir uma alegria quase que contida dessa revelação sobre a qual a letra versa. Os refrões receberam uma roupagem mais robusta com o grave dos dois djembês marcando alegremente uma marcha, agora, menos arrastada. A diferenciação bem marcada no início da parte b da canção, acentua ainda mais um grau de intimidade, de confissão, que Paula executa lindamente sendo acompanhada pela melodia leve de um teclado em uníssono", conta. E para finalizar, o músico usou do recurso de duplo refrão, "clássico de tantos finais de canções, sendo, o segundo deles, cantado de maneira dobrada, como vozes de apoio mais abertas, transbordando uma alegria que cessa, abruptamente, com a cadência melancólica que fecha a canção”, explica.
FICHA TÉCNICA MÚSICA:
Autor: R. Marino Arcaro
Arranjo: Felipe Marino
Intérprete: Que coisa é essa, o Amô?
Felipe Marino : Surdo, bateria, caixas, prato, ganza, agogô, djembês, violão, baixo elétrico,
teclados, voz, e voz de apoio.
Paula Hering: Voz e voz de apoio.
Gravado e mixado por Felipe Marino
Masterizado por Fernando Sanches - Estúdio El Rocha
FICHA TÉCNICA CLIPE:
Concepção e Realização:
Rafa Giacondino e Tamara Soriano
Contra regra:
Fernanda Frate
REDES SOCIAIS:
SOBRE QUE COISA É ESSA, O AMÔ?
Formada por Felipe Marino e Paula Hering, a banda "Que coisa é essa, o Amô?" surgiu em 2015 e em 2018, irá lançar o primeiro álbum homônimo. Além do trabalho solo, eles também encabeçam o Brasileirinhas vol.I, projeto no qual fazem apresentações cantando versões pautadas na afetividade de músicas de compositores/intérpretes escolhidas por eles. 
Felipe é compositor, cantor, multi-instrumentista autodidata e arquiteto. Desde jovem atuou como guitarrista e vocalista em vários projetos ao lado de seu irmão R. Marino Arcaro, tendo, em 2011, com a banda Santa Maria da Feira, lançado o disco mais coeso e de maior sucesso da sua primeira juventude artística. De lá pra cá se dedicou com mais ímpeto ao violão, à composição e à pesquisa em música brasileira. No final de 2015, tendo acumulado um punhado de canções e uma vontade enorme de lançá-las, montou um pequeno estúdio e juntou-se a cantora e compositora Paula Hering com quem fundou o presente projeto “Que coisa é essa, o Amô?”. Felipe é quem assina todos os arranjos, a gravação de todos os instrumentos, a produção e mixagem do disco projeto autoral e também do álbum de homenagens “Brasileirinhas vol I” (sem previsão de lançamento). A partir desses lançamentos, o artista espera desaguar toda essa vontade contida, que reflete o que pode ser chamado de nova “mpb de garagem”. 
Já Paula canta desde criança e sempre teve facilidade em repetir melodias com a voz. Sua mãe é professora de piano e também dava aulas de canto, o que pode explicar a naturalidade com que Paula encara a música e o cantar. Em 2009, ainda tímida com seu violão muito mal-tocado e sem nunca ter estudado canto de verdade, participou de um reality show de música, chamado Geléia do Rock, do Multishow. A experiência foi interessante para a cantora e a fez perceber o quanto ela realmente queria seguir esse caminho. Em 2010, Paula iniciou uma faculdade relacionada a música e se formou em Produção Musical, em 2012, na Anhembi Morumbi. Inclusive, neste ano, foi quando Paula e Felipe se conheceram. 

Um comentário: